UMA RÁPIDA LIÇÃO DO QUE SOMOS E ONDE PODEMOS CHEGAR; DAS NOSSAS VANTAGENS E PROBLEMAS, NA VOZ DE UM EMPRESÁRIO VENCEDOR

Artigo editado em: 9 de dezembro de 2023

MILEI ASSUME COM A MISSÃO DE SALVAR A ARGENTINA, MAS NADA CONSEGUIRÁ SEM O BRASIL, SEU MAIOR PARCEIRO COMERCIAL NO CONTINENTE
7 de dezembro de 2023
MAIS UMA INJUSTIÇA QUE O BRASIL PRATICA CONTRA SEUS JOVENS: 11 MILHÕES DELES NÃO ESTUDAM E NEM TRABALHAM
12 de dezembro de 2023

Para quem quer ouvir coisas boas sobre nossa terra; sobre o que nós somos capazes; onde estamos e onde poderemos estar em breve, basta se ouvir, mesmo que rapidamente, o que tem a dizer Adélio Barofaldi, um dos empresários melhor sucedidos de Rondônia. Num encontro dele e de seus companheiros de diretoria, além da equipe de Marketing de todo o Grupo Rovema, num café da manhã, aprende-se, em pouco tempo, lições que o resto do Brasil deveria ouvir com atenção, sobre o que Rondônia tem de bom e uma análise lúcida sobre o que está acontecendo com nossa economia; quais nossas necessidades mais prementes; o que cada rondoniense (mas principalmente a mídia) pode fazer para contar com fidelidade como superamos todas as dificuldades e como estamos perto de dar um novo salto, como exemplo de uma terra de potencialidades incomparáveis. Adélio fala com clareza sobre as nossas dificuldades com as questões ambientais, mas lembra que em Rondônia e na Amazônia temos que ter alta produtividade, para produzir em 20 por cento das terras o que outros Estados podem fazê-lo em até 95 por cento das suas áreas. Pede apoio dos órgãos públicos para ajudar nossa produção de leite, que já bateu em 4 milhões e hoje está em apenas 1 milhão e 200 mil litros. Uma vaca no Paraná produz 25 litros de leite e as nossas pouco mais de 4 litros e meio. Por que? Precisamos de indústrias, para que não precisemos importar de outros Estados produtos a até três mil quilômetros, com custos sempre adicionais pela distância, enquanto aqui mesmo, temos quase tudo que precisamos para produzir: temos a energia mais limpa do país e em abundância, nossas estradas não são as melhores, mas também não são as piores e, se tivermos como preparar mão de obra, a teremos para atender mercados cada vez mais exigentes, na Rondônia que já tem o menor desemprego do país.

Adélio também usa um tom professoral ao pedir aos jornalistas (de quem ele é amigo em sua grande maioria) para que filtrem as informações, para que não repliquem notícias das quais não tenham fonte segura e que também procurem divulgar as coisas boas e os problemas do nosso Estado com profundidade de análise e informações. Quer uma Rondônia cada vez melhor. E ele e seus parceiros do Grupo que ele criou,  estão fazendo a sua parte. Para 2024, nos 39 anos da empresa, uma série de novos investimentos estão sendo preparados. Em 2025, nos 40 anos, Adélio estará à frente de um dos grupos econômicos mais sólidos do Estado, com investimentos em quase uma dezena de setores, da venda de caminhões e carros até pesada participação em questões que valorizam a produção com todos os cuidados ambientais. Essa não é a Terra da Promissão de graça! Felizmente para Rondônia, há outros Adélios, empresários que, como o comandante da Rovema, têm uma visão de futuro, apostam nele e, mais que isso, investem nele tudo o que amealharam com muito trabalho. Dá gosto de ouvir quem conhece profundamente o que somos e onde podemos chegar!

SEGURANÇA PÚBLICA: TODOS OS SETORES DEVERÃO RECEBER REAJUSTE HISTÓRICO E PROJETO VAI A ALE NOS PRÓXIMOS DIAS

A notícia será dada oficialmente nesta semana que está começando. O governo do Estado deve anunciar o maior aumento salarial da história, não apenas para uma categoria, mas para todas elas da segurança pública. Não há ainda maiores detalhes, mas o que se pode dizer é que desde que assumiu o comando da área, o Coronel Felipe Vital tem conversado com o governador Marcos Rocha sobre o tema. Salários de comandantes das diversas áreas da PM serão equiparados aos Delegados, entre outros avanços.  O assunto está sendo ultimado nas várias instâncias palacianas, para que o projeto de lei, com as profundas mudanças salariais e todas as melhorias seja encaminhado para a Assembleia Legislativa, provavelmente para começar a tramitar nas comissões a partir do meio da semana. Não poderia haver melhor notícia de final de ano para uma categoria que, há anos, luta por melhorias em seus vencimentos. No atual governo já houve alguns avanços, mas o que vem por aí parece ser, segundo uma fonte bem informada e que conhece profundamente a situação dentro das nossas polícias, “alguma coisa que a gente jamais viu!”. Não se sabe ainda se haverá alguma divulgação especial, como uma coletiva à imprensa, sobre a novidade, mas já se sabe que o projeto começa a andar no Parlamento em regime de urgência, tão logo chegue a ele.

ENFIM, A VERGONHA DO TRECHO PODRE DA BR 364 EM ITAPUÃ DO OESTE ESTÁ PRESTES A FAZER PARTE DO PASSADO

Foi uma vergonha por muitos anos. Um local que parecia ser condenado ao eterno abandono, uma espécie de monumento à incompetência e ao desrespeito no tratamento da coisa pública. Não seria demais acrescentar alguns palavrões ditos pelos usuários, que corriam risco de vida, de acidentes, de prejuízos, cada vez que utilizavam o trecho da BR 364 que passa dentro de Itapuã do Oeste. Foi um longo período de gastos inúteis, manipulados por empresas que nunca faziam o que deveria ser feito. Até que… Enfim, o próprio Dnit decidiu cuidar da obra e resolver o grave problema de forma definitiva. Designado para a missão por seu chefe, André Santos, o engenheiro Emanuel Nery, um dos mais competentes e dedicados servidores do órgão, passou a acompanhar pessoalmente cada momento da obra de recuperação do trecho, que estava jogado às traças durante anos. Uma obra com pouco mais de um quilômetro exigiu não só conhecimento técnico, mas muito trabalho e investimento pesado. Finalmente, depois de tentativas de obras nas coxas, de improvisações, de arremedo de serviço bem feito, aquele trecho começa a ter uma solução definitiva. Há ainda serviços  secundários sendo feitos, mas já começou uma parte do asfaltamento e, dentro de algumas semanas, a vergonha do acesso ou saída de Itapuã (dependendo de quem vai ou vem) nunca mais será problema. Enfim, o dinheiro do contribuinte, finalmente, está sendo respeitado!  

HILDON DIZ QUE FIM DAS ALAGAÇÕES SÓ COM INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS, INCLUINDO FINANCIAMENTO INTERNACIONAL  

Faltando um ano e um mês para o final do seu mandato, o prefeito Hildon Chaves avalia que, caso seu tempo na Prefeitura de Porto Velho encerrasse hoje, ele se daria por satisfeito por tudo o que conseguiu realizar. Ele fez a afirmação durante participação, nesta sexta-feira, no programa Papo de Redação, com os Dinossauros Everton Leoni, Jorge Peixoto e Sérgio Pires. Hildon comentou ainda o andamento acelerado da nova Rodoviária, que nos próximos dias já começa a ter envidraçadas as áreas que receberão este tipo de ornamento e destacou que tudo está andando muito mais rápido do que as melhores previsões. Sobre a entrega da Praça da Estrada de Ferro Madeira/Mamoré à população, o Prefeito destacou que houve um pequeno problema burocrático com o Patrimônio Histórico da União, mas que tudo está praticamente acertado e definido. “Em breve a obra, totalmente restaurada, vai ser aberta ao público”, garantiu, Hildon fez uma analogia, dizendo que seus anos de comando na Prefeitura foram para fazer o modelo de carro com motor Ponto 1, mas que agora a cidade precisa passar ao modelo Ponto 2, com grandes investimentos na infraestrutura, por exemplo. Para obras que resolvam as alagações, por exemplo, ele acredita que serão necessários enormes e milionários recursos, que só serão conseguidos se houver união do governo do Estado, Prefeitura, bancada federal, bancada estadual e até financiamentos internacionais. No geral, o Prefeito anda comemorando os números conquistados e os elogios que têm ouvido.

CAERD QUER 60 MILHÕES DE INDENIZAÇÃO DE ARIQUEMES. QUANTO PEDIRÁ NA CAPITAL, QUANDO O SERVIÇO FOR MUNICIPALIZADO?

Perto de 60 milhões de reais. Este é o valor que a Justiça determinou que a Prefeitura de Ariquemes pague para a Caerd, como indenização dos investimentos feitos pela estatal naquela cidade, que, desde 2016, tem um serviço municipal de água e esgoto municipalizado. Depois que o serviço foi privatizado, na administração do prefeito Lorival Amorim e a empresa Águas de Ariquemes assumiu, a Caerd ingressou com ação judicial, alegando pesados prejuízos e exigindo a indenização, autorizada pela Justiça em primeira instância, já no ano de 2018. Os valores estabelecidos na indenização foram de 33 milhões de reais pelas estruturas operacionais e administrativas; cerca de 16 milhões de reais em faturas não recebidas quase 10 milhões para cobrir os investimentos e várias outras dívidas que ficaram para trás, batendo praticamente nos 60 milhões. O assunto ainda está em fase de recurso e, certamente, vai longe. Mas é bom lembrar que em outras cidades, como em Jaru, onde o prefeito Joãozinho Gonçalves quer privatizar os serviços, a Caerd também já entrou com mandado de segurança no Judiciário, contra a medida. O mesmo caminho ela seguirá em relação a Porto Velho, certamente, quando o prefeito Hildon Chaves oficializar sua decisão de ter uma empresa municipal de água e esgoto. A Capital é a maior cidade do Estado e onde a Caerd fez seus maiores investimentos, apesar de atender apenas 40 por cento da população. Numa eventual batalha judicial, os 60 milhões pedidos em Ariquemes serão trocado, certamente, em relação ao que a estatal exigirá de indenização em Porto Velho.

PREFEITO DE CANDEIAS REDUZ SALÁRIOS E DEMITE QUASE 300, TENTANDO SALVAR SEU GOVERNO DO CAOS FINANCEIRO

Menos três mil reais para o Prefeito. Corte de centenas de cargos comissionados (mais de 300 já liberados, com seus ocupantes demitidos); cortes em todos os salários. Economia total. Esse é o plano do prefeito interino de Candeias do Jamari, Aussemir Almeida, que recém assumiu, depois da queda de Toninho Cerejeiras, o décimo primeiro mandatário da cidade em uma década, para tentar reverter a situação de desespero financeiro que a Prefeitura enfrenta. Na terça-feira, Aussemir vai enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal, propondo a redução de todos os salários, o que, em alguns casos, poderão atingir até 50 por cento, numa atitude quase desesperada de recuperar as finanças municipais. No ano passado, o então prefeito Valteir Queiroz, concedeu reajustes salariais para várias categorias. O salário do Prefeito, por exemplo, que era na faixa de 14 mil reais, subiu para algo em torno de 20 mil. Com o ato que encaminha ao legislativo municipal, o novo Prefeito reduz os próprios vencimentos e deve receber na faixa de 16.500 a 17.000 reais. A cidade também está no aguardo de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que deve marcar a data da eleição suplementar que escolherá um mandatário da cidade por apenas alguns meses, antes da eleição definitiva, em outubro de 2024.

SEM LULA, BOLSONARISTAS SÃO DESTAQUE NA POSSE DE MILEI, QUE AGORA FALA EM “REMÉDIOS AMARGOS” AOS ARGENTINOS

A Argentina prepara uma grande festa, neste domingo, para a posse de Javier Milei, seu novo presidente, aquele que prometeu tirar o país do buraco, mas já mudou muitos dos seus planos de campanha, como, por exemplo, não negociar com países socialistas e comunistas. Milei pode parecer meio maluco, mas não rasga dinheiro, claro. Precisará de todos os apoios do mundo, seja qual a ideologia do país, para ajudá-lo a tirar seu país de um buraco profundo, cavado por quase 40 anos de governos populistas que encheram o país de “bolsa disso” e “bolsa daquilo”, mas não conseguiram diminuir a pobreza, que, por sinal, aumentou tragicamente. O governo brasileiro será representado por um ministro, porque o presidente Lula, ofendido várias vezes por Milei, claro que não vai, mesmo depois do pedido de desculpas e do convite oficial. Quem anda por lá serelepe é o ex-presidente Bolsonaro, acompanhado por uma troupe de políticos seus aliados. Até o hoje principal nome da base bolsonarista no país, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está sendo aguardado para a posse, como convidado especial do Presidente que assume. O novo governo terá uma série enorme de obstáculos em seu início e o Milei dos palanques já foi substituído pelo Milei governante. Agora, ele já está avisando que na fase inicial do seu mandato, os argentinos terão que aceitar remédios muito amargos. Vamos ver agora como Javier Milei vai trabalhar para colocar de pé uma nação que já foi líder da América Latina e cuja liderança hoje é apenas na maior inflação depois da Venezuela, com mais de 140 por cento ao ano.

CRISTIANE COMEMORA APROVAÇÃO DA PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E DOCUMENTOS OFICIAIS

A deputada federal Cristiane Lopes, que em seu mandato tem defendido pautas conservadoras, como defesa da família e outros valores tradicionais, não escondeu sua alegria com a aprovação, por maioria na Câmara Federal, de projeto que proíbe o uso da chamada linguagem neutra em documentos oficiais e editais do governo.  O texto da lei proíbe “expressamente” o uso da linguagem neutra durante as aulas e nos materiais didáticos utilizados no estado. O projeto também proíbe o uso dos termos neutros em documentos oficiais e editais do governo. A Câmara aprovou uma política nacional de linguagem simples, com procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da administração pública em suas comunicações com a população. A maioria dos parlamentares da nossa bancada federal também votaram contra a linguagem neutra. Embora o projeto, para se tornar lei, ainda deva percorrer um longo caminho, a primeira vitória mereceu comemorações não só de Cristiane, mas de dezenas de parlamentares que combatem essa imposição absurda do politicamente correto contra nossa língua e nossas tradições. O próximo passo é discutir o assunto no Senado, onde a bancada da esquerda, que defende a linguagem neutra e outras anomalias, tem um bom número de representantes. Mesmo assim, a parlamentar rondoniense foi às redes sociais, publicando frases contrárias à linguagem neutra e defendendo a aprovação, que aconteceu na Câmara com 257 votos a favor e 144 contrários.

BRASIL CHEGA AO LUGAR MAIS ALTO NO TRISTE PÓDIUM DE PAÍS ONDE MAIS SE COMETE ASSASSINATOS NO MUNDO, EM NÚMEROS ABSOLUTOS

Dez por cento de todos os assassinatos cometidos no Planeta, ocorrem no Brasil, o campeão mundial neste tipo de crime, de acordo com o Estudo Global sobre Homicídios 2023, divulgado pela ONU. Os dados se referem a números absolutos, já que registramos em nosso território, nada menos do que 47.722 assassinatos em relação aos 458 mil ocorridos no mundo inteiro, no ano de 2021.  Diminui nossa trágica posição quando se analisa os números de crimes de morte per capita: estamos com 22,38 homicídios para cada 100 mil habitantes e, neste quesito, estamos na posição 11, entre todas as Nações. Em números absolutos, contudo, estamos à frente de países considerados violentos como a Índia, México, Estados Unidos, Colômbia, Rússia e Paquistão, entre outros. Um dos dados mais assustadores sobre as vítimas de assassinato no nosso país, é que 76 por cento delas têm entre 12 e 29 anos, ou seja, muitos nem entraram na adolescência e milhares recém chegaram à vida adulta. Outra informação que deixa a gente de cabelos em pé: 86 por cento das pessoas são negras. A informação oficial aponta que mais de 93 por cento das vítimas de crimes mortais são homens. Embora ainda em percentual abaixo dos 15 por centos, os crimes para roubar, chamados de latrocínio, continuam crescendo.

PERGUNTINHA

O que você achou da supercomitiva brasileira presente na COP 28, em Dubai, de cerca de 1.330 pessoas, convidadas pelo governo brasileiro, segundo o deputado federal Kim Kataguiri, enquanto no ano passado, com o governo anterior, o total não passou de 57 representantes do nosso país como convidados oficiais?

Os comentários estão encerrados.