UM NOVO E VIOLENTO ATAQUE DO PRESIDENTE NACIONAL DO PTB CONTRA O STF. MINISTROS NÃO REAGEM

Artigo editado em: 3 de setembro de 2020

UM MAL ENTENDIDO SERVIU PARA QUE A OBRA DA PONTE INTERNACIONAL EM GUAJARÁ MIRIM VOLTASSE À PAUTA
2 de setembro de 2020
MUDA TUDO NA SUCESSÃO DA CAPITAL? HILDON PODE VOLTAR ATRÁS E SE NÃO O FIZER, TUCANOS QUEREM MARIANA
5 de setembro de 2020

Há, no mínimo, uma situação muito estranha, na relação entre o ex deputado federal (que foi preso e cumpriu pena por corrupção) Roberto Jefferson e a grande maioria dos membros do STF.  Tão ciosos de suas carreiras, nomes e da própria instituição, ao ponto de criarem sistemas de censura na internet a quem os ataca, quando trata-se das acusações do ex parlamentar, ainda presidente nacional do PTB, há um silêncio sepulcral, de parte dos ministros que ele, Jefferson, denuncia praticamente todos os dias pela mídia nacional. Dias atrás, numa entrevista à RIC TV de Curitiba, afiliada à Rede Record, no programa em que é âncora o grande jornalista Paulo Alceu, o homem que denunciou o Mensalão e antecipou o escândalo do “Covidão”, muito antes do que ele ocorresse, desancou sobre vários ministros, nominalmente. Apesar de ressalvar que a instituição STF precisa ser resguardada, Jefferson ofendeu violentamente ministros como Gilmar Mendes, Dias Tófolli, Luis Roberto Barroso, Celso de Mello, Edson Fachinn, principalmente. Chegou a dizer que o atual grupo de ministros do Supremo representa “o lixo da história” e que eles estão tentando dominar o país, porque são marxistas/leninistas/maoístas e que estão em seus cargos, para cumprir missões em defesa das suas ideias políticas, pessoais e de seus “padrinhos”. Jeffersson foi “visitado” pela Polícia Federal, no inquérito aberto pelo ministro Alexandre de Moraes e julgado por ele mesmo, contra as Fake News. Foram levados os celulares e um lap top do ex parlamentar. Ao invés de ficar assustado, o evento serviu para que Roberto Jefferson partisse para um ataque duríssimo, ofensivo (eventualmente com ataques pessoais virulentos e até ofensas pessoais a alguns dos ministros) e eles, até esta quinta, ao menos, jamais reagiram, retrucaram ou tomaram alguma medida contra o político que os transforma quase em delinquentes, em seus discursos e entrevistas.

Normalmente, quando atacados, os membros do STF (principalmente Gilmar Mendes), têm retrucado e respondido à altura. No caso das denúncias de Jefferson, como a que Gilmar, Tofolli e Luis Roberto Barroso, todos têm patrimônios milionários, que jamais conseguiriam com os salários como servidores do STF, não mereceram qualquer reação e nem qualquer pedido de resposta. Nenhum dos citados processou o presidente nacional do PTB. O que assusta mais nesse episódio é que o país escuta um político que esteve envolvido até o pescoço em falcatruas, foi condenado e cumpriu pena, do que autoridades que têm o maior poder em todo o país, podendo, com suas canetas, mudarem a vida de milhões de brasileiros, para melhor ou para pior. Por enquanto, ao menos nesse quesito, Roberto Jefferson tem razão: inémeras  decisões dos ministros do Supremo estão fazendo muito mal ao Brasil.

É OFICIAL: BOLSONARO VEM INAUGURAR A PONTE

Em Brasília, nessa semana, onde percorreu gabinetes de parlamentares da bancada federal e ministérios, o governador Marcos Rocha teve muito boas notícias, em relação a obras federais que estão projetadas no Estado. O encontro com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, certamente foi um dos mais importantes e produtivos. O Governador rondoniense ouviu que Tarcísio virá ao Estado no próximo mês, para ver de perto o reta final das obras de acesso à ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã. E garantiu que ela será inaugurada em dezembro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro que, segundo disse o ministro a Marcos Rocha, “está ansioso para entregar essa obra de grande importância para Rondônia, Acre e toda a região”. A ponte, que já custou mais de 180 milhões de reais, teve um erro de projeto no acesso do lado de cá do rio. Agora, com suplementação orçamentária liberada pelo Ministério, via Dnit, a empresa rondoniense Madecon está fazendo o trabalho como ele deveria ter sido feito há longos meses. A ponte está totalmente pronta, mas o acesso ainda não. A obra será inaugurada pelo Presidente da República, em data ainda a ser confirmada.

DUPLICAÇÃO DA BR, ANEL VIÁRIO E PONTES NA BR 425

No vídeo gravado no gabinete do ministro da Infraestrutura, além de assessores dele, estiveram presentes também membros da equipe de governo de Rocha, como o secretário chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves. Nele, Tarcísio Gomes também destacou as obras de recuperação da BR 364 e a decisão já tomada de privatizar nossa principal rodovia, a única forma, segundo ele, para que consigamos duplicá-la. Os editais para a disputa dos trechos da BR, por empresas privadas, estão agendados para meados de ano que vem. Tarcísio ainda garantiu que no pacote da privatização,  estarão as obras de asfaltamento e outras estruturas do  que chamamos aqui de Anel Viário, que liga a BR 364, na altura das Irmãs Marcelinas, ao porto graneleiro da Capital. Mais: Tarcísio Gomes prometeu que o governo federal vai construir duas pontes definitivas, em concreto, na BR 425, na direção de Guajará Mirim, substituindo as atuais, que sempre correm o risco de cair ou serem tomadas pelas águas no período de enchentes. E ainda prometeu: vem muito mais por aí.

MDB OFICIALIZA PIMENTEL EM CONVENÇÃO NO DIA 12

Dia 12, um sábado. Daqui a oito dias. Essa será a data em que o MDB da Capital vai realizar sua convenção para oficializar o nome do ex secretário de saúde, tanto do Estado como de Porto Velho, Williames Pimentel, para concorrer à sucessão de Hildon Chaves. Pimentel já foi aclamado num encontro do diretório, dias atrás, quando se debatia ainda sobre outros nomes, como o do ex Desembargador e empresário Walter Waltenberg e do ex secretário de Planejamento do governo Confúcio Moura, George Braga. Ambos abriram mão da indicação em nome da unidade partidária, ficando a missão de levar o MDB à Prefeitura, pela primeira vez desde Jerônimo Santana, nas mãos do experiente Pimentel, que concorre pela segunda vez à Prefeitura. A convenção será realizada a partir das 9h da manhã e os convencionais vão participar de forma presencial, obviamente observados todos os quesitos de segurança contra o coronavírus. O partido ainda não definiu suas alianças e, por isso, não há ainda candidato à vice, na chapa emedebista.

VÂNDALOS SABOTAM MÁQUINAS DA PREFEITURA

Era visível, mas absolutamente compreensível, a revolta do prefeito Hildon Chaves, na manhã desta quinta-feira, quando descobriu que máquinas da Prefeitura, que estavam realizando obras de asfaltamento na rua Raimundo Cantuária, foram vandalizadas. Criminosos cortaram fios de dois equipamentos que passaram a noite no local, para continuar o trabalho no dia seguinte. Foi mesmo puro vandalismo. Um ato duríssimo de sabotagem.  Foi mesmo apenas para dizer à Prefeitura que os canalhas, vagabundos, sociopatas, não aceitarão obras que possam melhorar a vida de toda a comunidade, porque eles querem que tudo fique cada vez pior. O vandalismo, a sabotagem, somados à quadrilhas de ladrões de fios elétricos, que inclusive deixaram a ponte sobre o rio Madeira no escuro, 12 dias depois da obra entregue, continuam dominando a cidade. Ninguém é preso, ninguém responde por seus crimes, não há resposta à  população sobre quando esses meliantes serão punidos.

MARCOS ROGÉRIO ASSUME VICE LIDERANÇA DE BOLSONARO

O senador rondoniense Marcos Rogério é o novo vice líder do Governo no Senado, escolhido pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro. Embora a relação do seu partido, o DEM, eventualmente tenha turbulências em relação ao Planalto, o caso de Marcos Rogério é atípico. Ele conta com o respeito do Presidente e dos seus filhos. O político de Rondônia, eleito para o Senado com a maior votação da História, para representar o Estado no Congresso, tem sido uma voz ativa em defesa das ações do governo e sua proximidade com o poder central é cada vez maior. O líder do governo no Senado, desde o início do ano passado, é o senador Fernando Bezerra, do MDB de Pernambuco. A indicação de Marcos Rogério, certamente trará muitos benefícios para a população do seu Estado, na medida em que, uma voz importante no cenário nacional muito próxima ao Planalto, pode encurtar caminhos para importantes investimentos por aqui. Bolsonaro, contudo, terá que ter muito jogo de cintura, para manter ao seu lado dois adversários políticos em Rondônia. Marcos Rocha e Marcos Rogério não falam a mesma linguagem há muito tempo. Aliás, é provável que os dois se enfrentem nas urnas em 2022.

MARTELO BATIDO: PONTE SERÁ MESMO EM GUAJARÁ

Mais um capítulo da ponte Brasil/Bolívia! Em reunião em Brasília, o governador Marcos Rocha confirmou que o local da obra será mesmo em Guajará Mirim, num acordo oficializado com representante do governo boliviano, Wilfredo Rojo Parada. A deputada federal Mariana Carvalho também participou do encontro. Parada explicou que recebeu de seu país a incumbência de explicar a melhor geolocalização para a obra. Segundo ele, há um ponto de confluência comercial estabelecido há décadas entre dois municípios que possuem várias afinidades, que são Guayaramerín (Bolívia) e Guajará-Mirim (Brasil). “As duas localidades aguardam esta ligação há muito tempo e já possuem uma infraestrutura importante que pode alavancar muito o desenvolvimento mútuo”. O Governador não descartou um esforço para que, no futuro, seja construída também uma ponte em Costa Marques. Mas, a partir do encontro desta quinta-feira, a obra sairá mesmo em Guajará Mirim.

ÁRVORES DERRUBADAS MATAM QUATRO PESSOAS

Quatro mortes por árvores derrubadas, entre eles um garoto de 17 anos e mais um de um garimpeiro, soterrado pelo barranco que caiu, onde ele procurava ouro, demonstram a falta de cuidados e de proteção a trabalhadores, em toda a região. Num só local de derrubadas, três pessoas perderam a vida, atingidas pela mesma árvore, num distrito de Capital. O jovem morreu em Cujubim.  Também na zona rural da mesma cidade, um garimpeiro acabou soterrado. Todas as semanas, surgem novas notícias de gente trabalhadora, que foi engolida por acidentes, geralmente por falta de materiais de segurança, de proteção e de cuidados mínimos. Em muitos desses locais, no meio da floresta, as derrubadas são ilegais e o serviço é feito, na maioria das vezes, por pessoas que não são preparadas e treinadas, como se cortar uma árvore gigante fosse moleza e não trouxesse nenhum risco. Nos garimpos, então, os cuidados ainda são piores: não há nenhum. E assim, quase todos os dias, vidas são perdidas, nessas terras de Rondon.

A LAVA JATO CAMINHA PARA A EXTINÇÃO?

A Operação Lava Jato anda, célere, em direção à sua extinção. Ela começou quando os partidos de esquerda, apoiados por setores importantes do Judiciário, incluindo-se aí o STF, fizeram o que é normal fazer no Brasil: inverteram os valores, criminalizando quem pegou bandido e tentando salvar quem cometeu tantos crimes. Na perseguição, primeiro ao ex juiz Sérgio Moro e depois ao procurador Deltan Dellagnol, se começou a desenhar o que vinha por aí. Com a oposição do novo procurador geral da República, Augusto Aras, por causas que só a História contará, a Lava Jato começou a andar ladeira abaixo. Agora, sete promotores de São Paulo pediram para deixar a Lava Jato. A princípio, a alegação é uma briga interna no MP paulista. No final das contas, não importam os motivos, a Operação, a maior já realizada no Brasil e uma das maiores do mundo contra a corrupção, começa a agonizar. Lamentável!

PERGUNTINHA

Você acha que a pandemia está perdendo a força em Rondônia, depois de  o chegarmos a 56.618 casos da doença e 1.165 óbitos, segundo os números oficiais da Secretaria da Saúde desta quinta-feira?

Deixe um comentário