RAUPP, MAIS UM COM A BIOGRAFIA DESTRUÍDA PELA INJUSTIÇA, É CONSIDERADO TOTALMENTE INOCENTE PELO STF

Artigo editado em: 23 de abril de 2022

DEPUTADOS FECHAM QUESTÃO E EXIGEM INDICAR O NOVO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS. POR ISSO, REJEITARAM O ESCOLHIDO PELO GOVERNO
21 de abril de 2022
O STF NO PODER: ESTAMOS À BEIRA DE UMA CRISE INSTITUCIONAL. O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR?
25 de abril de 2022

Nada como um dia depois do outro, embora, muitas vezes, vive-se uma vida inteira sem que o mal seja reconhecido como mal. As imensas injustiças, causadas pela desequilibrada e feroz opinião pública, baseada muitas vezes em teorias, Fake News, hipóteses, falsidades, se repetem dia a dia, neste Brasil que criminaliza e mata reputações, como se elas não valessem nada. Os exemplos são imensos. Se poderia escrever várias enciclopédias, para contar ao menos parte dos casos de personagens que tiveram suas vidas extirpadas, pelo terror da maledicência da plebe rude. Um destes exemplos, com cor local, envolveu o ex-senador Valdir Raupp, mas atingiu também sua esposa, a então deputada Marinha Raupp, sua família, seus amigos e seus admiradores. Num momento em que as denúncias contra políticos proliferavam, Raupp foi atingido em cheio por ter pretensamente, como presidente nacional do MDB, utilizado dinheiro de propina e não de doações de campanha. O valor chegava a cerca de 500 mil reais. O então senador e comandante nacional do maior partido político do país, sempre negou qualquer ilegalidade, reafirmando, claramente, que todos os valores recebidos e distribuídos, o foram de forma absolutamente dentro da legalidade e tiveram origem clara e legal. O conselho superior, mas ignaro da opinião pública, contudo, traduziu a questão sob seu prisma com viés doentio. Raupp foi então transformado num personagem que teria avançado sobre o dinheiro público. Sua defesa sempre foi ignorada.

Um homem público que decidiu grande parte da sua vida para ser porta voz do seu Estado e da sua gente, no Congresso Nacional, foi sendo esmagado pela força de alguns poucos adversários. As redes sociais foram usadas para ataques duríssimos e covardes, espalhando à população sobre crimes que não existiam. Parte da mídia, ávida por destruir autoridades sob suspeita, sejam elas culpadas ou inocentes, também foram minando a biografia de Raupp, até praticamente destruí-la. A tal ponto que o senador, dono de quase 482 mil votos em 2010, quando foi eleito junto com Ivo Cassol, já em 2018, no auge dos ataques de que era vítima, quando concorreu novamente, teve pífios 82 mil votos, seis vezes menos do que há quatro anos atrás. Toda uma vida pública, todas as imensas ações feitas em defesa da sua terra; toda a sua história como Governador e depois como Senador, tudo isso foi jogado fora, graças ao pré-julgamento a a condenação a ele imputadas. Agora, tantos anos depois, o STF inocentou Valdir Raupp de todas as acusações. Finalmente, a verdadeira Justiça foi feita. Mas adianta? Ele conseguirá recuperar tudo o que perdeu? Receberá um pedido de perdão daqueles que espalharam todas as acusações mentirosas contra ele? A resposta para estas e outras perguntas neste sentido é, claramente, um sonoro não. A absolvição serve apenas para aliviar o espírito de um homem público, que teve sua reputação destruída pela irresponsabilidade. Não foi o primeiro e nem será o último, infelizmente!

ACIR CONVIDOU, BENEDITO ALVES ACEITOU. É ELE O CANDIDATO AO SENADO PELO PDT

Na disputa pelo Senado, surge um novo nome, até agora sem participação política efetiva, mas com uma longa vida de serviços prestados à coletividade. Trata-se do recém aposentado conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves, que vai concorrer pelo PDT de Acir Gurgacz. O martelo foi batido entre ambos nesta semana que termina, quando o presidente regional do partido fez o convite e Benedito aceitou. Acir está fora da disputa pela própria cadeira, porque recentemente teve sentença de sua condenação (extremamente injusta), confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, o que o torna definitivamente inelegível. Amigo pessoal do ex-secretário de Confúcio Moura e ex-conselheiro do TCE, Gurgacz o convidou para ser o nome do seu partido na corrida senatorial. Benedito Alves, um técnico com especialidades dentro das complexas questões ambientais, convidado inclusive para trabalhar no exterior, nesta área nevrálgica para os dias de hoje, aceitou a missão. Portanto, é mais um nome que se soma na disputa. Ele vai concorrer contra Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol, Expedito Júnior, Amir Lando e Jaime Bagattoli e Ramon Cujuí, nomes que já estão postos para a corrida ao Senado. Mas vem mais gente por aí!

NOMEAÇÃO DO NOVO CONSELHEIRO: TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE O DIREITO É DO GOVERNADOR DO ESTADO E NÃO DO PARLAMENTO

Por falar em conselheiro e em Tribunal de Contas, depois que a Assembleia Legislativa fechou questão em torno do tema, exigindo que seja dela o direito de nomear o ocupante da vaga de Benedito Alves, um silêncio sepulcral se abateu sobre o assunto, nos dois poderes. O único que se pronunciou foi o próprio TCE, que informou que o direito à indicação do substituto do conselheiro aposentado Benedito Alves, é da alçada do Governador do Estado e não da Assembleia. Segundo a decisão tomada pelos conselheiros, para se chegar à ordem de nomeação de membros do TCE se ampara na solida jurisprudência do STF sobre o assunto. A Suprema Corte determinou que caberia a cada Tribunal considerar seu histórico e preencher as vagas de modo a se aproximar, o mais rápido possível, do modelo constitucional. Dessa forma, o TCE rondoniense considerou que as quatro vagas sob o direito do Parlamento já foram preenchidas, assim como as três que são da alçada do Governo. A partir de agora, se inicia novo ciclo, segundo a Constituição do Estado, com a nomeação do novo conselheiro, agora sob a decisão pessoal do Governador e não dos deputados. Com isso, reabrem-se as portas para que Marcos Rocha encaminhe um novo indicado para o Legislativo estadual, caso seja mantida a decisão anunciada pelo TCE-RO, através de Resolução. Também sobre esta decisão, nem o Palácio Rio Madeira/CPA e nem a Assembleia se pronunciaram oficialmente, ao menos até o final deste sábado. A última que se ouvia nos bastidores é que a escolha poderia acontecer só depois da eleição de outubro, mas, é claro, nenhum dos lados confirma absolutamente nada.

ESQUERDA LULISTA TEM TRÊS NOMES AO GOVERNO, MAS CANDIDATURA ÚNICA ESTÁ DEFINIDA ­­­

Daniel Pereira? Vinicius Miguel? Anselmo de Jesus? A escolha ainda não foi feita, mas o consenso já existe. Os partidos de esquerda, que apoiarão a eleição de Lula à Presidência da República, lançarão candidatura única ao Governo do Estado. Segundo Daniel Pereira, ex-governador e presidente regional do Solidariedade, um dos partidos que compõem a base lulista em Rondônia, qualquer dos três nomes que seja lançado, unirá em torno de si toda a base da esquerda em nosso Estado. O PT já havia lançado Anselmo de Jesus, há algum tempo, numa costura, aliás, que teve a participação do próprio Daniel Pereira. Depois, surgiu o nome do professor e advogado Vinicius Miguel, que tem sua principal base eleitoral em Porto Velho, mas que, na última disputa pelo Governo, teve votos em todas as regiões do Estado. Por fim, convencido por amigos e partidários, Daniel, que inicialmente iria disputar uma vaga ao Senado, reviu seus planos e decidiu se colocar também para uma eventual candidatura ao Governo. Não há ainda consenso entre os partidos, mas as conversas têm sido ampliadas. A definição, contudo, deve ocorrer só mais tarde, perto das convenções partidárias que começam em julho e vão até 5 de agosto.

SINDICATO DOS DONOS DE POSTOS, VOLTADOS PARA A SERIEDADE E QUALIDADE DOS SERVIÇOS, TEM NOVA DIRETORIA

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo de Rondônia empossou, em noite festiva, sua nova diretoria, nesta sexta-feira. Entidade que reúne os donos de postos em todo o Estado, a entidade tem conseguido conquistar o respeito não só das autoridades, como igualmente dos consumidores, pela lisura com que atua. Uma das preocupações do sindicato, por exemplo, é valorizar a maioria dos empresários do setor que trabalha corretamente, prestando um serviço sério e de qualidade aos usuários, tirando do setor o que chamam de uma minoria de “picaretas”. Outro, é procurar informar cada vez melhor ao público, no sentido de que fique muito claro que não são os postos os responsáveis pelo aumento dos combustíveis, já que a margem de lucro dos revendedores, raramente ultrapassa os 10 por cento do valor final da bomba.

Na troca de diretoria do Sindicato, destacaram-se presenças importantes, como o secretário de Finanças do Estado, Luiz Fernando, acompanhado de sua esposa, dona Arycélia. Presentes ainda, entre muitas outras personalidades, o advogado Luciano José da Silva, advogado geral da Assembleia Legislativa. Também presentes, entre outras personalidades, os advogados José Vitor Costa e Everton Melo. O presidente que deixou o cargo, empresário Valmir Xinaider, passou o bastão para o novo comandante, Arildo Persegono Filho. Participam ainda da diretoria o vice-presidente Dorival Gaspar de Souza; o diretor secretário Edson Vicente e Valmir Xneider se mantém na diretoria, como tesoureiro. Destaque-se, ainda, a importância da atuação de Eduardo Valente, porta-voz da entidade.

JESUALDO PIRES , ISMAEL CRISPIN E DONA JOLIANE: CORRIGINDO ERROS E ESQUECIMENTOS…

Hora das correções e lembranças não registradas, neste Blog, na última sexta-feira. Começando pelo caso do deputado Ismael Crispin, cujo nome, por falta de revisão, foi esquecido na relação de deputados que estão disputando a reeleição. Crispin, aliás, explicou que, mesmo estando no PSB, partido de oposição ao governo estadual, ele, parlamentar, faz parte da base aliada de Marcos Rocha. Ou seja, o Governador tem 15 aliados e não 14, entre os 24 parlamentares rondonienses. Outra correção: o nome da primeira dama de Cacoal, esposa do prefeito Adailton Fúria, é Joliane e não Viviane, como foi publicado. Ela é candidata à Câmara Federal e, com o aval e apoio do marido, que está fazendo um bom mandato na sua cidade, tem chances reais de chegar lá. Por fim, um grave esquecimento, que precisa ser corrigido: na relação de nomes muito viáveis para a Câmara Federal, não foi citado um extremamente óbvio. Em qualquer relação de candidatos ao Congresso,  jamais pode-se esquecer o nome, poderoso ante o eleitorado, do ex-deputado e duas vezes prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires. Ele vem com tudo para ocupar uma das oito cadeiras do parlamento federal, apoiado por uma história política recheada de vitórias e realizações. Agora sim: registradas as incorreções e o esquecimento, este escriba se sente aliviado e pede desculpas não só aos que foram esquecidos ou tiveram seus nomes erroneamento publicados, como também aos nossos milhares de leitores, tanto aqui neste espaço quanto nos cerca de 30 sites que o reproduzem, em toda a nossa Rondônia.

NÃO É SÓ UMA SIMPLES LOGOMARCA: É A CHEGADA DE UMA NOVA MENTALIDADE NO COMANDO DO NOSSO AEROPORTO

Claro que é apenas um simbolismo, mas os cuidados, o capricho e o profissionalismo utilizados para criação da nova logomarca do aeroporto de Porto Velho, podem dar um claro tom da visão que a nova concessionária, a Vinci Airpots, vai implantar por aqui. A logomarca do Aeroporto da Capital destaca um dos principais símbolos do processo de desenvolvimento da cidade, representado pelo monumento das três Caixas D´Água, símbolos da cidade. As Três Marias estão estampadas na bandeira do município. Sãoestruturas de armazenamento de água seculares, responsáveis pelo abastecimento de água e vitais para a época em que Porto Velho começava a se desenvolver. Alguém poderia questionar: não é muita festa apenas por um logotipo? Não. Administrado de forma amadora e sem os necessários investimentos, o aeroporto, que até agora de internacional só tem o nome, ficou relegado a uma situação de atraso, durante longos anos. Só para lembrar, o de Porto Velho deve ser um dos únicos aeroportos do mundo em que seus frequentadores são impedidos de assistir a pousos e decolagens das aeronaves, já que não há sequer uma área aberta para os visitantes. Estes e outros defeitos básicos, ignorados durante longos anos por agências e empresas públicas, certamente começarão a ser corrigidos daqui para a frente. Não é uma simples nova marca. É o retrato inicial de uma nova era para o nosso Jorge Teixeira.

OBRAS DE 17 MILHÕES DE REAIS NO IGARAPÉ: ALI OS MORADORES ESPERAM POR ELAS HÁ 40 ANOS

Não é pouco dinheiro. São mais de 17 milhões de reais investidos. Tudo isso já está disponibilizado para aplicação em obras de asfaltamento em cerca de 10 quilômetros de ruas e várias outras obras de revitalização do bairro Igarapé, na Capital, localizado na populosa zona leste, mas que é um dos mais próximos ao centro da cidade. Todo o pacote de obras foi anunciado pelo próprio prefeito Hildon Chaves, nesta semana, durante encontro com a população daquela área. Recebido por dezenas de moradores, que se concentraram na residência de um deles, para o encontro com o Prefeito, Hildon garantiu que as obras começam tão logo chegue ao fim este inverno amazônico, um dos mais chuvosos dos últimos 50 anos, senão o pior deles. Para o Prefeito, ele está extremamente satisfeito por poder anunciar tudo o que será feito em benefício daquela comunidade que, segundo ele, espera há cerca de quatro décadas pelas melhorias agora confirmadas. O total a ser investido, terá 10 milhões de reais de recursos próprios da prefeitura e 7 milhões de reais de emendas do senador Marcos Rogério, com apoio da deputada Mariana Carvalho. Estiveram presentes ao evento do Igarapé, ainda, o presidente da Câmara de Vereadores, Edwilson Negreiros, vereadores e secretários municipais.  

PERGUNTINHA

Você concorda com a decisão do STF de impor pesadas penas ao deputado Daniel Silveira, por crimes de opinião ou com o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que o indultou e livrou das condenações?

Os comentários estão encerrados.