PAPA DEFENDE LULA E DILMA, MAS DEIXA NO AR SUSPEITAS SOBRE AÇÕES DO MP E DE PELO MENOS ONZE MAGISTRADOS BRASILEIROS

Artigo editado em: 4 de abril de 2023

ACOMPANHANTES PARA MULHERES EM TRATAMENTOS MÉDICOS: IDEIA BEM INTENCIONADA, MAS INVIÁVEL NA PRÁTICA
1 de abril de 2023
FALTANDO 542 DIAS, DISPUTA DO ANO QUE VEM  PODE TER RECORDE DE MULHERES QUERENDO A PREFEITURA DA CAPITAL
6 de abril de 2023

Mesmo alguns dias depois do evento, o assunto ainda pulula nas redes sociais e causa centenas e centenas, senão muitos milhares de comentários. A imensa maioria das publicações (basta procurar as postagens no Facebook, Instagram, TikTok e Twitter) é de opiniões contrárias às posições do Sumo Pontífice. O que aconteceu? Não foram suficientes as onze condenações, em instâncias diferentes e por onze magistrados diferentes, do então presidente Lula, na Operação Lava Jato. Do alto da sua divindade, o Papa Francisco deu entrevista a uma emissora argentina dizendo que tanto as múltiplas condenações de Lula, quanto o impeachment de Dilma Rousseff foram atos injustos. O Papa, escolhido pela chamada ala progressista da sua igreja, certamente agradou uma parte dos católicos brasileiros, mas desagradou também a milhões deles. O mesmo Papa que jamais condenou a ditadura de Nícolas Maduro, na Venezuela (embora tenha criticado o ditador Daniel Ortega, da Nicarágua, porque ele mandou prender padres e um bispo) não vê crimes na maioria dos governos de esquerda. Tem olhado com carinho para tais governantes, chamando Lula, por exemplo, de grande injustiçado. Talvez seja essa uma das explicações para a queda, cada vez maior, de católicos no Brasil. Eles eram mais de 97 por cento em 1940 e hoje mal chegam a 50 por cento da população. Os evangélicos, que tinham números pífios na segunda metade do século passado, hoje há pesquisas que apontam que 31 por cento dos que professam alguma religião, são evangélicos.  Um Papa defensor de governos socialistas, certamente desagrada a pelo menos a metade dos brasileiros.

As afirmações de Sua Santidade, se por um lado defendeu seus amigos pessoais – tanto Lula quanto Dilma – de outro colocou o sistema judicial brasileiro sob suspeita. Num trecho da entrevista, o Papa Francisco afirmou: “deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal o desqualifica e metem a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra a prova, mas, para condenar, basta o tamanho desse sumário. Onde está o crime aqui? Mas, sim, parece que sim. Assim condenaram Lula”, afirmou Francisco. Para o representante de Deus na Terra, segundo as crenças católicas, as acusações contra Lula foram criadas, inventadas, deixando grande número de membros do Ministério Público e ao menos onze magistrados de diferentes instâncias que o condenaram, sob suspeita de grave erro Judiciário. Seria irresponsabilidade se divulgar aqui as opiniões, a grande maioria agressivas e outras totalmente desrespeitosas que o Papa foi alvo nas publicações das redes sociais, mas não se pode ignorar que a posição do Sumo Pontífice desagradou grande parte dos brasileiros. Disso não há dúvida! 

UNIR PRECISA DE PROFESSORES E MAIS VERBAS. MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES, COMEMORA NOTA ALTA NA QUALIDADE DO ENSINO

Os problemas são imensos. Faltam professores. Muitos deles estão sendo prejudicados por não terem recebido os avanços funcionais a que têm direito. De todo o recurso, restam apenas 22 milhões para investimentos, melhorias e avanços, tanto no campus da Capital como nos sete do interior. Mesmo com todas estas dificuldades, a Universidade Federal de Rondônia tem sim o que comemorar. Um dos mais importantes avanços foi na qualidade do ensino. A Universidade rondoniense, que tinha graduação 3 neste quesito (a nota máxima é 5), agora avançopu para a nota 4. Estes foram alguns dos temas abordados pela reitora da Unir, Marcele Pereira, durante bate-papo com os Dinossauros do Rádio (Parecis FM, de segunda a sexta meio dia as 14 horas). Durante quase uma hora, a Reitora tratou das grandes dificuldades que nossa única Universidade pública enfrenta, mas não deixou de registrar seu entusiasmo com os avanços e as perspectivas positivas para o futuro. Do lado negativo, disse que está lutando para que o Ministério da Educação autorize concurso para pelo menos 60 professores que estão faltando, principalmente para o curso de Enfermagem. Mas destacou, como positivo, o apoio da bancada federal de Rondônia, tanto a anterior quanto a atual, que, com emendas parlamentares, estão apoiando a nossa Unir. Só no ano passado, por exemplo, as emendas chegaram a 18 milhões de reais. Há sim desafios imensos, mas Marcele Pereira e sua equipe os estão enfrentando, uma a uma. Com mais apoio, certamente os avanços serão ainda mais significativos.

DUREZA NA FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIAS: QUEM FURTA ENERGIA ESTÁ NA ALÇA DE MIRA E PODE ACABAR NA CADEIA

Está na hora dos quase 70 mil rondonienses, habituados com “gatos” da energia elétrica (o que desviam, daria para iluminar por um mês inteiro lima cidade como Porto Velho) comecem a entender que as coisas estão mudando. Acabou a fase do oba-oba, sem controle e sem fiscalização. Está caminhando para o fim os maus exemplos de donos de mansões e de grandes empresas que fazem “gatos” para pagar uma conta menor. Primeiro porque é crime. Segundo, porque ao furtar energia, o malandro prejudica todos os demais consumidores, porque o que ele consome ilegal ente, acaba sendo pago pelos outros, na hora de se calcular o preço para todos. O terceiro é bem ruim para quem continua cometendo este delito: pode ser pego com a mão na massa, passar vergonha, ir para uma Delegacia e até ficar preso, dependendo do caso. Não é exagero. Esta semana, em Ji-Paraná, uma mulher foi presa em flagrante, porque a fiscalização da Energisa descobriu um “gato” que saia do poste, passava por baixo de uma calçada e abastecia a casa. Em Porto Velho, um grande empresário do setor de panificação também caiu na malha da turma da Energisa. Também foi preso. A fiscalização está cada vez mais dura e a vizinhança, prejudicada, está denunciando. Então, é hora de acabar com esta vergonhosa ilegalidade!

O HOSPITAL DOS SONHOS FOI ENTREGUE, AO CUSTO DE 33 MILHÕES E EQUIPAMENTOS DOS MAIS MODERNOS DO MUNDO

Foi uma longa e emocionante solenidade, um daqueles momentos que a História do nosso Estado não esquecerá tão cedo. As centenas de pessoas que prestigiaram o evento testemunharam, tanto autoridades como pessoas com deficiência e seus familiares, junto com todos os convidados, a entrega de um hospital de Primeiro Mundo, num prédio junto ao Hospital do Amor de Rondônia, em Porto Velho, construído graças à perseverança e ao trabalho diuturno da deputada federal Silvia Cristina.

O novo Hospital de Reabilitação da Amazônia surgiu, pedra por pedra, equipamento por equipamento (alguns deles entre os mais modernos do mundo) com recursos que chegaram perto de 33 milhões de reais, liberados de emendas da própria parlamentar, que tem dedicado seus mandatos (está no segundo) a investir tudo o que pode na melhoria do atendimento da saúde pública aos rondonienses. Primeiro, construiu o Hospital de Prevenção ao Câncer de Ji-Paraná. Agora, o da Reabilitação em Porto Velho

Aberto com discursos, entre muitos outros, da própria Silvia e do diretor do Hospital do Amor, Henrique Prata; com as presenças do secretário de saúde do Estado, Coronel Jefferson, que representou o Governador; do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Cruz e de vários outros deputados estaduais e federais, além de representantes de todos os poderes e de entidades, o novo hospital, chamado de “Dream de Rondônia”,  ou seja, Sonho de Rondônia, começa imediatamente a atender centenas de pacientes que, certamente, terão uma qualidade de vida muito melhor, graças à nova casa de saúde inaugurada. E, mais que tudo, graças a um esforço incrível da obstinada parlamentar de Ji-Paraná.

GOVERNO E ASSEMBLEIA MUDAM PARA JI-PARANÁ, DURANTE A RONDÔNIA RURAL SHOW DESTE ANO

O governo do Estado, com toda a sua estrutura básica e a Assembleia Legislativa mudam de sede, entre os dias 22 e 27 deste mês de abril. Tanto o governador Marcos Rocha e boa parte do seu primeiro time quanto a estrutura do Parlamento estadual mudarão, provisoriamente é claro, suas sedes para o parque onde será realizada a edição deste na da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. As atividades políticas serão intensas dentro da gigantesca feira que, neste ano, tem o desafio de alcançar vendas na faixa dos 3 bilhões de reais. O Governo rondoniense está dando atenção muito especial ao evento. Coordenada pela Secretaria Estadual de Agricultura, a Rondônia Rural Show terá todo o aparato de apoio ao setor produtivo, disponível para expositores, compradores e visitantes.  Já o presidente, o deputado Marcelo Cruz, comandará o primeiro encontro itinerante da Assembleia Legislativa, desde que assumiu o comando do Poder. Cruz convocou sessões para serem realizadas dentro da área do Parque da feira, abertas a toda a população. O crescimento do setor produtivo rondoniense, hoje um dos Estados onde a produção do campo e do agronegócio como um todo mais crescem, poderá ser visto de perto na edição da Rondônia Rural Show, certamente a maior de todas as edições até aqui já realizadas. Aliás, quem quiser ficar em Ji-Paraná para ainda participar do evento, terá dificuldades. Não há mais vagas em hotéis nem na cidade e nem em localidades próximas.  

MARCELO CRUZ BATALHA POR UMA FEIRA PODEROSA TAMBÉM PARA A CAPITAL RONDONIENSE

Por falar em feira, o deputado Marcelo Cruz, presidente da ALE, começa uma batalha que, certamente, terá muitos apoios, para que a Capital, Porto Velho, também tenha uma feira comercial semelhante a de Ji-Paraná. Argumentos não faltam. Porto Velho é hoje a maior produtora de gado de corte do Estado. Seu rebanho está estimado em 1 milhão de cabeças e crescendo. Maior município do Estado, com área territorial que está acima de outros, no Brasil e até de países europeus, a produção agrícola já caminha para liderar a produção de soja e milho, entre outros produtos. Tem também na agricultura familiar um dos seus maiores alicerces. Além disso, Porto Velho já teve grandes feiras agropecuárias, como a Expovel, que, realizada no Parque dos Tanques, levava milhares e milhares de pessoas, todos os anos, para visitá-la, além de proporcionar bons negócios. O primeiro contato sobre o tema já  ocorreu, com o pedido encaminhado ao secretário de Agricultura, Luiz Paulo. A ideia começa a tomar corpo!

THOMÉ DA FIERO DESTACA AVANÇOS E INVESTIMENTOS E CRITICA AS ALTAS TAXAS DE JUROS DO PAÍS, QUE TIRAM NOSSA COMPETITIVIDADE

Tem preocupações muito sérias, como, por exemplo, as altas taxas de juros praticadas no país, que afetam a produção e a competitividade no mercado. Mas tem noticias muito boas também, como o destaque nacional do Senai rondoniense, primeiro lugar entre todas as escolas de aprendizado industrial do país. Num encontro com jornalistas, na manhã desta terça-feira, o presidente da Federação das Indústrias do Estado, a Fiero, Marcelo Thomé, relatou os avanços do da entidade e de seus braços na área da educação e de outros setores. Citou por exemplo, a criação do Observatório da Indústria, uma ferramenta de grande valia, com informações precisas e atualizadas do setor, que podem ajudar empresários e representantes do Governo a terem dados atualizados e confiáveis, para que possam tomar decisões. A implantação do HUB de Inovação e Tecnologia, com investimentos de mais de 5 milhões de reais, é outra conquista que em breve se tornará realidade. Também a implantação de uma escola diferenciada do SESI, um educandário que concentrará em cada sala de aula todo o ensino de todas as áreas do conhecimento. Só neste projeto, que está projetado para Vilhena, o custo será de 16 milhões de reais. Na sua explanação e ao responder perguntas de jornalistas, Marcelo Thomé mostrou otimismo com as possibilidades de crescimento da nossa economia, mas também preocupações que podem prejudicar o setor produtivo e que dependem de decisões políticas e jurídicas. O encontro foi regado a um café da manhã.

AGORA SIM! CARNÊS COM PREÇOS JUSTOS DO IPTU ESTÃO DISPONÍVEIS PARA PAGAMENTO EM PORTO VELHO

Depois de toda a confusão causada por um aumento exagerado nos valores do IPTU, tudo agora voltou ao normal. A crise ficou no passado. A partir de agora, o contribuinte já pode começar a pagar o imposto com os mesmos valores do ano passado, acrescidos apenas de algo em torno de 5,5 por cento da inflação. Nada mais do que isso. Aqueles valores assustadores ficaram para trás. Agora, a Secretaria Municipal da Fazenda já colocou a disposição dos porto-velhenses, os novos e adequados valores. A consulta pode ser feita através do Portal da Semfaz, utilizando-se o número do cadastro do bem a que se refere o IPTU. Os descontos também foram mantidos: Menos 20 por cento do total para quem pagar até 28 de abril; 15 por cento até 31 de maio e 10 por cento até 30 de junho. A mesma dinâmica de descontos e de datas vai ser aplicada para o pagamento da Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). Outra possibilidade é o parcelamento do valor, com cota mensal, sem desconto. Os carnês físicos começarão a ser entregues à população ao longo do mês. Enfim, acabada a novela, o contribuinte agora tem valores justos para quitar seu IPTU e as demais taxas. Agora não há mais desculpas para não se pagar essa taxa tão importante para que a cidade receba ainda mais melhorias.  

ENCONTRO DOS PREFEITOS: NO ANO PASSADO, 1 BILHÃO DE INVESTIMENTOS FORAM LIBERADOS PARA AS CIDADES

Há uma correria grande no governo rondoniense, para dois eventos quentíssimos neste mês de abril. O primeiro, é claro, é a Rondônia Rural Show, pela enorme expectativa que a feira está criando no contexto da economia do Estado. Mas há outro, a quem o governador Marcos Rocha também dá uma atenção muito especial: o terceiro encontro com prefeitos e vereadores do Estado, que se realizará no dia 27 próximo (uma quinta-feira), no Palácio Rio Madeira/CPA. Rocha sempre destaca a sua preocupação municipalista e, mais que isso: como lembra o secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves, só no ano passado foram destinados mais de 1 bilhão de reais, pelos cofres do Estado, para atender demandas das comunidades rondonienses. Rocha se entusiasma ao falar sobre a relação que imprime com as questões municipais: “nosso Estado se tornou referência nacional em desenvolvimento econômico, porque estamos aproximando as regiões e ouvindo a todos para que possamos garantir investimentos estratégicos em cada região. É também por isso que estamos avançando sempre mais, sempre em frente, de forma progressiva, levando o máximo de apoio que podemos a cada cidade da nossa Rondônia”, comemora.

PERGUNTINHA

Você acredita que o PIB brasileiro vai aumentar no máximo 1,61 por cento, como apontam os especialistas em economia ou acha que o Presidente Lula é quem está certo, ao afirmar que o crescimento do país será muito maior, em 2023?

Os comentários estão encerrados.