Artigo editado em: 20 de fevereiro de 2024
Lula pode ter agradado alguns dos seus amigos do mundo árabe, mas suas declarações beligerantes em relação a Israel e seu povo, poderão levantar contra o Brasil vozes poderosas, aliadas aos judeus, como os Estados Unidos, por exemplo. Podemos ter problemas também em relação às dezenas de parcerias que temos com Israel, em setores como os de pesquisa tecnológico, científica e de inteligência. Nosso país já tem problemas demais e está dividido o suficiente, para que percamos tempo e corramos riscos de sermos considerados um pária mundial. O que se espera é que o bom senso volte a imperar e que o Brasil não seja colocado como envolvido numa guerra que está acontecendo a milhares de quilômetros daqui. Está na hora do nosso Presidente voltar a agir como Presidente do Brasil e não sonhar com uma liderança mundial que ele, certamente, não tem e nunca terá!
PRESÍDIO FEDERAL DE RONDÔNIA TEM POUCOS SERVIDORES. E AS COINCIDÊNCIAS QUE PODEM NOS LIGAR A MOSSORÓ
Talvez uma simples dedução, apenas e quem sabe, um aviso! A fuga de dois presos ocorrida no Presídio Federal de Mossoró, tem alguma a ver com Rondônia? Diretamente não. Mas no pacote de problemas que a situação carcerária nacional está vivendo, não se podem ignorar sintomas e eventos que fazem com que, por aqui, a gente também se preocupe. Vamos começar com a situação do Presídio Federal de Porto Velho, instalado a pouco mais de 50 quilômetros do centro da cidade. Ali, há longo tempo, o número de servidores especializados, ou seja, os policiais penais é cada vez menor. Uma informação verdadeira e incontestável é que, em determinado final de semana, haviam apenas sete servidores para cuidar de todos os presos, alguns entre os mais perigosos do país. Outra coincidência: numa fuga de 13 detentos ocorrida na semana passada em Pimenta Bueno, todos fazem parte do Comando Vermelho, o CV, a mesma organização criminosa dos fugitivos de Mossoró. Outra: foi no Presídio de Pimenta Bueno que a polícia descobriu uma lista de policiais penais federais e autoridades que poderiam ser mortos pelos membros da facção. Tudo isso é apenas um conjunto de coincidências? Quem acreditar nisso, pode achar que está tudo dentro da normalidade.
OAB CHEGA AOS 50 ANOS EM RONDÔNIA COM UMA RICA HISTÓRIA DE MILHARES DE ADVOGADOS QUE LUTAM TODOS OS DIAS EM DEFESA DA SOCIEDADE
Uma das mais importantes e respeitadas instituições rondonienses teve data festiva nesta semana: o 18 de fevereiro marcou os 50 anos de criação da subseção rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, hoje uma entidade espalhada por todo o Estado e com milhares de profissionais atuando, em defesa da sociedade. Nas comemorações, foram lembrados os presidentes anteriores, por exemplo, onde aparecem nomes como os de Fouad Darwich Zacarias, que presidiu a entidade por três mandatos e o segundo presidente, Francisco Arquilau de Paula, que tem a carteira 01 da OAB rondoniense.
Outras personalidades que se destacaram no comando da entidade, foram Pedro Origa Neto; Miguel Roumiê; Nelson Santos de Oliveira; Heitor Magalhães Lopes; Odair Martini; Hiram Souza Marques; Orestes Muniz Filho; Hélio Vieira da Costa; Andrey Cavalcante de Carvalho e Elton José Assis. Todos foram lembrados e homenageados pelo presidente da atual gestão, Márcio Mello Nogueira, a quem coube a honra de comandar a entidade no ano do cinquentenário. Nesses anos todos, a OAB tem sido uma guardiã da Constituição, das leis e da defesa da cidadania e de toda a sociedade. Márcio Nogueira, lembra que a subseção local foi a primeira instalada no território brasileiro, projeto levado adiante, destaca, “por 23 advogados corajosos, 22 homens e uma mulher, que conseguiram convencer o Conselho Federal a apoiar a criação da subseção em Rondônia”!
TÍTULO NACIONAL: EM 2023, RONDÔNIA TEVE O MENOR DESEMPREGO DO PAÍS, SEGUNDO DADOS OFICIAIS DO IBGE
Um título nacional importante, embora simbólico, trouxe comemorações ao Palácio Rio Madeira/CPA, por parte do governador Marcos Rocha e do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves. Ambos destacaram levantamento do IBGE que confirmou que, durante todo o ano passado, Rondônia teve o menor desemprego do país (é desemprego, embora os tecnocratas e políticos tenham substituído por desocupação, nessa nova Língua Portuguesa recém inventada) com um índice médio de 3,2 por cento. O feito inédito de liderança da menor taxa de desempregados no país, começou no quarto trimestre de 2022, quando o Estado alcançou a taxa de 3,1 por cento de desocupados. Desde então, Rondônia tem se sobressaído nacionalmente. Inclusive, no terceiro trimestre de 2023, obteve o menor percentual de desempregados da série histórica da pesquisa nacional. Marcos Rocha afirmou que “a fase de pleno desenvolvimento no Estado foi alcançada com medidas estratégicas para impulsionar a geração de empregos, com atração de novos negócios, simplificação da abertura de empresas, ampliação de crédito para os pequenos negócios, expansão da educação profissionalizante e as mudanças na tributação, com menos impostos para a população. Já Sérgio Gonçalves acrescentou que “as ações foram realizadas para fortalecer a empregabilidade no Estado, criando um ambiente seguro e atrativo para negócios, e que tem feito Rondônia prosperar e se sobressair nacionalmente” .
VAMOS VOLTAR A VOAR 5.735 QUILÔMETROS E MAIS DE SEIS HORAS (SEM CONTAR AS ESPERAR NOS AEROPORTOS) PARA CHEGAR A MANAUS
Era bom demais para ser verdade! Pouco mais de um mês depois de anunciar, com pampas, a volta dos voos diretos entre Porto Velho e Manaus, a LATAM emitiu um novo comunicado, dessa vez avisando que era só um devaneio, uma espécie de sonho passageiro, já que cancelará tudo já a partir de março. A decisão, lacônica e sem explicar os motivos da mudança dos voos recém reativados, foi feita num comunicado em que a empresa informa que a rota de ida e volta entre as duas capitais continuará apenas até o final de março. A partir do inicio e abril, os passageiros poderão chegar a Manaus e voltar de lá somente através de conexões em Brasília, ou seja, quem sair de Porto Velho terá que voar 2.425 quilômetros até Brasília (cerca de 2 horas e 40 minutos) esperar várias horas e depois voar mais 3.310 quilômetros (quase quatro horas). A partir de março, a viagem será de 5.735 quilômetros, enquanto uma viagem aérea direta dos perto de 900 quilômetros entre a Capital rondoniense e a do Amazonas é feito num voo de 1 hora e 2 minutos, em média. Mais uma vez, uma empresa aérea ignora as necessidades de um Estado que se destaca na região norte por seu crescimento econômico e, mesmo assim, está cada vez mais isolado do país, por tão poucos voos saindo e chegando no aeroporto internacional Jorge Teixeira. Lamentável!
SENADORES CONVOCAM PARA DOMINGO E DEPUTADO FEDERAL PROTESTA CONTRA ATAQUES AO POVO ISRALENSE
Dos três senadores rondonienses, dois foram às redes sociais não apenas para afirmar que estarão presentes no ato de 25 de fevereiro (neste Domingo) na avenida Paulista, em São Paulo, como convocam os que chamam de patriotas, para participarem do evento convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Tanto Jaime Bagattoli quanto Marcos Rogério reafirmam, em vídeos na internet, o apoio irrestrito a Bolsonaro. O terceiro senador, Confúcio Moura, obviamente está distante dessa convocação, por alinhamento político com o governo Lula e, ainda, por ter sido, durante todos os quatro anos do ex-Presidente, um opositor a ele. Os bolsonaristas anunciam que já estariam confirmados para o ato nada menos do que 25 senadores, até a terça-feira. Também haveria a confirmação de 88 deputados federais. Da bancada de Rondônia na Câmara, ao menos até agora, não se viu palavras oficiais de apoio ou participação ao evento do Domingo. A única declaração pública neste início de semana foi feita pelo deputado Lúcio Mosquini, presidente regional do MDB, mas nada tem a ver com o ato na Paulista. Mosquini divulgou um protesto contra as declarações do presidente Lula em relação ao povo judeu. Numa montagem, o parlamentar escreveu: “nós não podemos aceitar que o governo defenda terroristas. Pedimos desculpas ao povo de Israel”.
UMA INJUSTIÇA A MENOS: HOMEM DO TEMPO, AINDA INTERNADO, JÁ PODE USAR SALÁRIO PARA SUSTENTAR A FAMÍLIA
Enfrentando um câncer de próstata e problemas pulmonares, o jornalista William Ferreira, “O Homem do Tempo” continua enfrentando sua via crucis, lutando pela vida, depois de onze meses de prisão, suspeito de participar de um golpe de Estado, embora como arma, tenha usado apenas seu celular, para gravar cenas dos ataques de vandalismo do 8 de Janeiro. Em liberdade provisória há algumas semanas, usando tornozeleira eletrônica e ainda internado, Wiliiam tem tido uma parceria importante, que tem lutado por ele e tentado ao menos amenizar a situação do seu conterrâneo. Foi graças à deputada federal Cristiane Lopes e suas batalhas junto o STF, que a primeira vitória (a liberdade provisória) foi conseguida, há poucas semanas. Agora, Cristiane conseguiu mais um avanço, dentro desse pacote de lutas para ao menos amenizar a situação do Homem do Tempo: o ministro Alexandre de Moraes concordou em desbloquear os salários do acusado. Há onze meses, nem ele nem sua família (esposa e filha) tinham acesso ao dinheiro que poderia sustentá-los. Os valores, bloqueados mesmo com o risco de todos ficarem sem como se alimentar, também estavam inacessíveis há meses. “Com suas contas bancárias bloqueadas por decisão do STF, Willian ficou limitado severamente em sua capacidade de prover não somente as suas necessidades médicas, que exigem tratamento contínuo, como também de sua família”, Cristiane Lopes, comemorando mais um avanço na sua batalha contra a injustiça.
CANDIDATO DOS 25 MIL VOTOS PARA A PREFEITURA, ANUNCIA APOIO PARA MARIANA CARVALHO, NA DISPUTA DESTE ANO
Com pouco dinheiro, num partido pequeno, mas com muito esforço, andanças, pares de sapatos gastos de tanto caminhar pela cidade, o advogado Breno Mendes, por cerca de apenas 3 por cento dos votos, não chegou ao segundo turno da eleição para a Prefeitura de Porto Velho. No total, ele teve nada menos do que 25.270 votos, mesmo com condições muito menores do que a maioria dos concorrentes. Afora, Mendes mudou de planos. Não vai disputar a Prefeitura. Mendes já definiu que vai apoiar a candidatura da ex-deputada federal Mariana Carvalho, considerando que ela é a melhor opção para substituir Hildon Chaves no comando da sua cidade. Neste momento, os caminhos que se abrem são os de se tornar candidato a vice numa chapa majoritária (já tem convites para isso) ou, o que parece mais próximo dentro do que está pensando, será uma candidatura a uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal. Ao falar sobre o assunto, Breno Mendes afirma que ainda não decidiu se permanecerá no Avante, partido pelo qual concorreu a Prefeito ou poderá migrar para outra sigla. Há pelo menos quatro que podem ter seu nome: Republicanos, PL, PSD, MDB ou PSDB.
ENERGISA DÁ INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA
A Energisa reforça a importância de os consumidores estarem cientes de seus direitos e deveres no que diz respeito aos serviços essenciais, como a energia elétrica. Com a regulamentação do setor elétrico pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é fundamental que os clientes compreendam as normas que impactam diretamente em sua vida cotidiana. Segundo Millena Capeletti, analista de Ouvidoria da Energisa em Rondônia, muitas pessoas desconhecem as regulamentações vigentes e acabam sendo prejudicadas por falta de conhecimento sobre como agir ou a quem recorrer em determinadas situações. Para facilitar a compreensão dos direitos e deveres dos clientes, a Energisa disponibiliza uma relação detalhada das principais orientações aos consumidores em seu site oficial www.energisa.com.br. No que se refere aos direitos dos consumidores, a Aneel regulamenta a possibilidade de o cliente escolher o vencimento de sua conta de energia, entre seis opções de datas oferecidas pela distribuidora. Além disso, é garantido ao consumidor o recebimento da fatura mensalmente com pelo menos cinco dias úteis de antecedência ao vencimento. Os clientes também têm direito a um atendimento telefônico gratuito, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para solucionar problemas emergenciais.
INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DEVE SER INFORMADO COM 72 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, REGULAMENTA A ANEEL
Em casos de manutenção programada na rede elétrica que afete temporariamente o fornecimento de energia, o consumidor deve ser informado com no mínimo 72 horas de antecedência. Por outro lado, entre os deveres atribuídos aos consumidores pela Aneel está a manutenção de um cadastro atualizado junto à Energisa, incluindo informações como nome, documentos, e-mail e telefone. “É importante também comunicar à distribuidora caso haja alguém no imóvel dependente de equipamentos elétricos vitais à vida, para receber um atendimento personalizado em situações de desligamentos”, reforça Millena. Outros deveres incluem facilitar o acesso dos funcionários da distribuidora às instalações para inspeção e leitura da medição, pagar as faturas em dia para evitar multas e suspensão do fornecimento, além de manter as instalações elétricas do imóvel adequadas e seguras, sem fraudes ou furto de energia. Confira os canais de atendimento da Energisa em Rondônia. – Whatsapp Gisa: (69) 99358-9673; – Site Oficial: energisa.com.br; – Aplicativo Energisa On: Disponível para download no Google Play ou App Store do celular; – Call Center: 0800 647 0120.
PERGUNTINHA
Na sua opinião, quais os benefícios para nosso país um confronto ideológico que nos coloca contra Israel e seus poderosos aliados e em defesa de grupos como o Hamas, claramente terrorista, num momento de tanta discórdia e violência que domina a região do Oriente Médio?