HEURO VAI CUSTAR PERTO DE 200 MILHÕES DE REAIS E SERÁ ENTREGUE EM MAIO DE 2026, DAQUI A DOIS ANOS E MEIO

Artigo editado em: 15 de novembro de 2023

NEGÓCIO QUE ENVOLVE PESADO INVESTIMENTO: GRUPO NORTE DE COMUNICAÇÃO COMPRA SBT E OUTRAS EMISSORAS DO GRUPO RONDOVISÃO
11 de novembro de 2023
MARCOS ROGÉRIO CONDENA O FIM DO MARCO TEMPORAL, A REFORMA TRIBUTÁRIA E NEGA ACORDO POLÍTICO COM HILDON CHAVES
16 de novembro de 2023

Dois anos e seis meses. Exatamente foi este o prazo que o grupo vencedor para construir o Hospital de Urgência e Emergência, o Heuro anunciou como Dead Line, ou na linguagem das TVS, a última hora para que alguma matéria entre no ar, para que a obra esteja pronta e entregue totalmente ao governo de Rondônia. Ou seja, pelo calendário, os porto-velhenses e os rondonienses serão atendidos no novo Heuro, no máximo, no final de maio de 2026. Com tudo pronto: estrutura, equipamentos, sistema de água e esgoto; energia elétrica e tudo mais. Até há poucos dias atrás, tudo estava parado. Primeiro, por questões legais envolvendo um imbróglio com o terreno, Ao mesmo tempo, sem ter entregue a documentação exigida no prazo legal, a Prefeitura embargou tudo, Uma liminar na Justiça liberou tudo e autorizou que os serviços fossem recomeçados. Há dez dias, apenas três pessoas trabalhavam no local. Tudo mudou desde o meio da semana passada. Na última sexta-feira, quando visitou o canteiro de obras junto com o secretário de saúde Jeferson Rocha, o deputado da Capital Alan Queiroz ficou surpreso com o que viu. “Já tinha quase 40 operários trabalhando”. Lá, as duas autoridades receberam a informação que só no material da base dos prédios, como algumas colunas enterradas a mais de 18 metros de profundidade, a empresa que está construindo o  Heuro, pelo sistema Built To Serve (como o foi o prédio do Tribunal de Justiça, na avenida Pinheiro Machado) já gastou, só neste trabalho, mais de 5 milhões de reais.

Por que tanta controvérsia em relação à obra, tantas dúvidas e até uma notória má vontade em relação á construção do Heuro (afora, é claro, uma torcida velada de quem é oposição ao atual governo)? Ora, mais de três décadas se passaram, eivadas de promessas, garantias e juramentos de que o Pronto Socorro seria construído, mas nunca o foi. Então, dessa vez, mesmo o início dos serviços, mesmo com os primeiros passados dados e os primeiros investimentos feitos, muita gente ainda está descrente, O que se pode lembrar é que o Heuro é uma obra privada, construída a um custo que poderá chegar 200 milhões, sem um centavo de dinheiro público. A empresa construtora só passará a receber o dinheiro do aluguel da obra (e o receberá por 30 anos) só depois de entregá-la, ou seja, quanto mais rápido terminar, mais cedo recebe. O Heuro passará à propriedade do Estado somente depois de três décadas. O que se espera é que não haja mais nenhum percalço e que, enfim, depois de décadas de espera, finalmente a Capital dos rondonienses ganhe mesmo um Pronto Socorro de qualidade e à altura das nossas necessidades.

RENAN FILHO AUTORIZA LICITAÇÃO DA PONTE E ANUNCIA CONCESSÃO DA BR 364 POR 30 ANOS, COM PEDÁGIO A 11 REAIS POR CADA 100 KM

Foi dois em um! Durante audiência com participação de autoridades de forma presencial (como o senador Confúcio Moura e o coordenador) e Online (o governador Marcos Rocha, os deputados federais Lúcio Mosquini e Thiago Flores e o diretor geral do Dnit no Estado, André Fernandes) o ministro Renan Filho não só assinou a autorização da licitação da ponte binacional Brasil/Bolívia. Ele trouxe uma surpresa especial para o encontro: os passos iniciais para a privatização da BR 364, no trecho Vilhena/Porto Velho. Deu até detalhes. Como o valor inicial do pedágio (muito tempo antes da licitação, que pode baixar ainda mais) de 11 centavos o quilômetro, ou sejam 11 reais a cada 100 quilômetros, pelo menos dez vezes menos do que se falava anteriormente, nos projetos de privatização e duplicação da rodovia quando eram anunciados para o futuro.

A privatização, via concessão por um período de 30 anos, significará, segundo o projeto  que está sendo enviado ao Tribunal de Contas da União para análise, um investimento da empresa vencedora, de nada menos do que 8 bilhões de reais, ou seja, algo em torno de 250 milhões de reais/ano.  Durante sua participação Online, convidado a falar pelo ministro Renan Filho duas vezes, o governador Marcos Rocha não poupou agradecimentos a Renan Filho; aproveitou para dizer que Rondônia tem crescido muito e chegará ainda mais longe, com o apoio da bancada federal – a quem conclamou para estar junto com seu governo, nas lutas por Rondônia e se disse muito feliz com tanto investimentos do governo federal em seu Estado.

VENDA SERÁ APENAS DO SBT. BAND E RÁDIOS CONTINUAM SOB A DIREÇÃO DOS FURTADO E FUNCIONÁRIOS SERÃO INDENIZADOS

          Na negociação entre o Grupo Norte Comunicação e a Família Furtado, que deve ser finalizada ainda esta semana, há mais importantes informações que precisam ser dadas, até para corrigir algumas informações publicadas neste Blog, na edição do último Domingo. A mais importante delas: apenas a SBT TV (TVS) tanto de Porto Velho como afiliadas do interior, entrarão no negócio. Nem a BAND e nem as emissoras do Grupo fazem parte da transação.  As rádios, aliás, “continuam muito bem”, disse uma fonte que conhece o assunto. Outra fonte relatou uma importante decisão tomada pelo empresário Rômulo Furtado e suas filhas, que estão passando o comando do SBT adiante. Logo que o martelo for batido e os valores do negócio pagos pelos compradores, será feita a rescisão de todos os mais de 50 funcionários, com o pagamento de todas as indenizações e vencimentos. Ou seja, toda a atual equipe receberá tudo a que tem direito, antes doa novos diretores assumirem e estarem livres para contratarem ou recontratarem quem quiserem. O Grupo Norte começou com uma pequena farmácia e hoje atua em vários setores, incluindo as comunicações, com várias emissoras na região.

CANDEIAS NÃO TEM PREFEITO. TEM QUEM MANDA E QUE DERRUBA QUEM CONTRARIAR SEUS INTERESSES

Uma pequena comunidade. Apenas 22.230 moradores, segundo o censo do IBGE do ano passado. Mas Candeias do Jamari caminha, célere, para se tornar a cidade brasileira que mais cassou seus Prefeitos no menor espaço de tempo.  Foram quatro cassações e, ainda, um dos mandatários, (Chico Pernambuco) assassinado. Antônio Onofre, o Toninho Cerejeiras, foi apenas mais um neste rol de cassações, porque a pequena Candeias foi mordida por uma das cobras mais venenosas que infestam nosso país: a guerra política pelo Poder. Ali, a classe que vive da política e da politicagem, sempre ressalvadas as honrosas exceções, está pouco preocupada com as imensas necessidades da população. A batalha é pelo quanto pior melhor, para que saia este adversário, para que meus interesses sejam atendidos, porque tenho que aproveitar ao máximo, já que a meta deles é a mesma: tomar o poder que está comigo. Não é o Prefeito de Plantão quem governa. É um grupo poderoso de vereadores, com gente importante por trás. Caso tenham seus interesses contrariados, unem-se, como raramente se unem em defesa do que Candeias realmente precisa e tiram do trono aquele que não lhes interessa manter. Chico Cerejeiras não foi o primeiro e nem será o último a cair. Até que os verdadeiros donos da cidade não a tenham tomado, dentro daquilo que almejam para atender o que priorizam ou seja, eles mesmos, claro que sempre dentro da lei, vão continuar derrubando quem lhes atravessar pelo caminho.  

GOVERNADORES QUEREM ASFALTO NA 319, MAS DNIT JÁ AVISOU DUAS PONTES NÃO SERÃO RECONSTRUÍDAS

Pouco depois dos governadores da Amazônia assinarem um documento pedindo o asfaltamento de toda BR 319, um balde de água fria foi jogado na boa intenção dos governantes da região. O Dnit anunciou oficialmente, via Diário Oficial, um “aviso de suspensão” das obras de duas pontes, ambas de grande importância num futuro projeto de ligação asfáltica entre Manaus e Porto Velho. Teria sido uma resposta do governo federal que, sob a liderança da ministra Marina Silva, tem demonstrado que não apoia a obra, considerada de vital importância para toda a região?  A publicação do Dnit avisa que não serão construídas a ponte sobre o rio Curuçá e nem sobre o rio Autaz Mirim. Ambas desabaram no final do ano passado e o Ministério da Infraestrutura (hoje dos Transportes) decidiu que elas   seriam reconstruídas durante este ano. Na semana passada, durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Marcos Rocha (Rondônia), Wilson Lima (Amazonas), Antonio Denarium (Roraima), Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Clécio Vieira (Amapá), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Carlos Brandão Júnior (Maranhão) divulgaram documento de apoio à Frente Parlamentar da Amazônia, destacando a importância da obra para toda a população. O Dnit já avisou que nem as pontes vai reconstruir, mas não deu qualquer explicação sobre o que motivou a decisão.

RONDÔNIA COMEMORA: QUASE 125 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM NOVE MESES

Quando se ouve falar em risco de crise, em temor na economia e percalços que poderão afetar o bolso do brasileiro, Rondônia continua nadando de braçada. O Estado se manteve, até o nono mês do ano, detentor da menor taxa de desemprego do Brasil inteiro.  E chegou no final de setembro com um número altamente positivo, neste contexto: um total de 124.093 empregos gerados com trabalhadores com carteira assinada. Houve desempenho positivo nos cinco grupos econômicos: Serviços, Indústria Construção; Agropecuária e Comércio.  Foi mais uma boa notícia para o Palácio Rio Madeira/CPA, na mesma semana em que o Governo recebeu a distinção Diamante, como o de maior transparência entre todas as unidades da Federação. O governador Marcos Rocha, comemorou os avanços. “O governo de Rondônia está construindo um Estado forte em empregabilidade. Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado é atrativo para negócios e que gera bem-estar para a população. Queremos avançar ainda mais na geração de empregos e renda com políticas públicas que atendam à necessidade dos rondonienses”, salientou. Rocha destacou ainda com todos os avanços que estão ocorrendo e obras que virão, como a ponte binacional em Guajará, nos ligando à Bolívia.

SÃO SÓ HIPÓTESES E PERGUNTAS SIMPLES SOBRE CASOS REAIS QUE AFETAM NOSSO PAÍS, MAS QUE HOJE SE FAZ DE CONTA QUE NÃO EXISTEM

Vamos criar duas situações hipotéticas. Ambas envolvendo fatos reais e, por essas coincidências da vida, as duas envolvendo o nosso vizinho Amazonas.  Caso 1: imaginemos que no governo anterior, de Bolsonaro, uma pessoa ligada ao tráfico de drogas e a facções criminosas, conhecidas de todos, fosse recebida (nem vamos falar em algum assessor de ministro, mas por alguém do terceiro escalão do governo ou até pelo porteiro de algum órgão governamental) por qualquer representante governista? Dá para se ter ideia do escândalo da mídia, denunciando o absurdo e exigindo que o STF tomasse medidas imediatas, inclusive com a prisão de todos os envolvidos? A grande maioria dos brasileiros saberia a resposta para este caso, que é apenas uma obra de ficção sobre um fato real. O outro caso, mesmo ocorrido, mas cujo enredo é hipotético, se assemelha. Onde seria colocado a madeira para crucificação dos infiéis governistas que permitisse que o Amazonas fosse dominado por queimadas, mais de 16 mil delas e que Manaus passasse semanas sob uma fumaça que esconde quase tudo na enorme cidade?  Quantos artistas estariam lacrando, denunciando a destruição da floresta, fazendo vídeos com musiquinhas, pedindo a prisão de todos os que estariam lavando suas mãos? Quantos dias duraria no cargo o ministro responsável pelo meio ambiente? Precisa falar mais alguma coisa?

OBRAS DA NOVA CÂMARA ANDAM RÁPIDO E REUNIÕES VOLTAM AO PRÉDIO DO BAIRRO EMBRATEL NO INÍCIO DE FEVEREIRO

Em fevereiro do ano que vem, quando forem retomadas as atividades do ano legislativo, a estrutura interna e vários novos serviços já estarão à disposição dos vereadores e da população, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. Nesta semana, o presidente da Casa e vice-prefeito de Porto Velho, Márcio Pacele, acompanhado do vereador Everaldo Fogaça, foi ver de perto o andamento das obras da reforma no prédio. As melhorias abrangem o plenário, sala de reuniões e a Presidência, prevendo um ambiente mais moderno e funcional. A obra prevê a instalação de um novo teto e o aumento da altura para melhorar a qualidade de som e instalação de sistema de informatização, proporcionando melhor qualidade de trabalho para os vereadores. Além disso, a iniciativa visa facilitar o acesso do público aos seus representantes, promovendo uma interação mais próxima durante as sessões. O processo de licitação em andamento busca a informatização completa da Câmara Municipal. As votações serão automatizadas, agilizando o processo legislativo e garantindo maior transparência. As sessões contarão ainda com um sistema de transmissão online, permitindo que o público acompanhe as atividades legislativas pelas redes sociais. A volta ao prédio reformado, no Bairro Embratel, está agendada para o início de fevereiro, Até lá as sessões continuam sendo realizadas no Plenário do prédio que abriga a Escola do Legislativo, na rua Major Amarante.

PERGUNTINHA

Você ainda dá crédito ao CMBio e Instituto Chico Mendes, ambos sempre preocupados em atender os interesses das ONGS internacionais na Amazônia, que agora estão dizendo que o boto cor de rosa pode estar caminhando para a extinção?

Os comentários estão encerrados.