HÁ QUE SE HOMENAGEAR OS MAGISTRADOS, MAS SÓ OS QUE PRATICAM A VERDADEIRA JUSTIÇA

A BAGUNÇA OFICIALIZADA: PODEREMOS TER EM BREVE 111 PARTIDOS POLÍTICOS. TEM FUTURO NOSSA DEMOCRACIA?
8 de março de 2021
A CONTINUAREM TANTOS ERROS, É BOM SE ACOSTUMAR COM A MORTE. ELA ESTÁ CHEGANDO CADA VEZ MAIS PERTO
13 de março de 2021

Merecem uma homenagem especial, todos os dias, os grandes magistrados deste país e especialmente os de Rondônia. Muitos deles têm uma linda história de vida, a maioria vinda da pobreza, que com grande luta, renúncias, noites em claro para estudar, imensas dificuldades, chegaram onde estão, levando uma vida ilibada e de sacrifícios. Há que se homenagear a todos os magistrados, homens e mulheres, que fizeram da verdadeira Justiça seu mote de vida. Erram, claro, por humanos, mas jamais vendem suas almas ao diabo. Todos devemos fazer reverências a elas e a elas, guias deste país, homens e mulheres da democracia. Lamenta-se, contudo, que, por mérito, jamais chegarão ao que deveria ser o ponto mais alto das suas carreiras: o Supremo Tribunal Federal. Porque, até por suas respeitáveis histórias, por suas crenças e atitudes, não aceitariam andar de joelhos por gabinetes do Congresso, fazendo acordos, alguns espúrios, com todos os lados, para serem homologados para o cargo. Não aceitariam pisotear nossa Constituição. Nãp fariam um país todo de envergonhar. Essa função, que deixem para advogados suspeitos e outros personagens que, infelizmente, apenas ajudam a denegrir o verdadeiro Judiciário brasileiro. Parabéns, magistrados e magistradas deste país, que ainda fazem a gente acreditar, todos os dias, que um dia a verdadeira Justiça vencerá o crime!

Esse destaque ao Judiciário cabe muito bem num momento em que, mais uma vez, o PSTF (Partido do Supremo Tribunal Federal), envergonha a Nação, com uma decisão monocrática de um ex advogado de petistas, guindado ao cargo de um dos onze homens e mulheres mais poderosos da Nação e que usa seu cargo para colocar mais um manto de vergonha sobre todos nós. Quem sabe uma das maiores de toda a História. Uma tristeza o brasileiro de bem sentir na pele como é o jogo entre poderosos e como há sim, todos os dias, riscos enormes de que os criminosos saiam vencedores. Jamais o sairiam, nas mãos de verdadeiros magistrados, como os temos em profusão no nosso Brasil. Mas, lamentavelmente, somos obrigados a conviver, ainda, com um estilo de escolha de ministros como os que temos na nossa Corte Suprema, apaniguados e escolhidos a dedo por seus amigos. Isso precisa mudar. E mudar já!

CASO LULA: CHRISÓSTOMO, O ÚNICO FEDERAL A PROTESTAR

Na nossa bancada federal, a única posição pública de protesto, ao menos até agora, à decisão do STF de tornar Lula livre, leve e solto, foi do deputado Coronel Chrisóstomo, do PSL. Num vídeo postado nas redes sociais, ele fala da sua indignação com a decisão do Supremo de ter, segundo diz no vídeo, “tornado livre, por uma decisão monocrática, um dos maiores ladrões deste país” referindo-se textualmente ao ex-presidente Lula. “Os brasileiros estão indignados”, disse o parlamentar, acrescentando que a decisão é uma derrota para “os que lutam por um país longe dos corruptos”. Chrisóstomo lembrou ainda que “fui titular da CPI do BNDES, quando ouvimos dezenas de pessoas que disseram que sim, houve roubo no governo Lula e no governo Dilma”. Afirmou ainda que a cifra desviada, “gira em torno de 500 bilhões de reais” ou seja, meio trilhão, “dinheiro que poderia ter sido investido na saúde dos brasileiros, na luta contra esse Covid 19”. Para  o parlamentar, “esses bilhões de reais que saíram deste país, estão fazendo falta para atender os nossos clientes e cuidar da saúde dos nossos brasileiros”. O vídeo está bombando nas redes sociais.  

CONTA-GOTAS: SÓ MAIS 12.200 DOSES DE CORONAVAC

A chegada em conta-gotas de vacinas, marcou mais um pequeno lote para Rondônia, no momento em que atravessamos o mais duro momento da pandemia, com mais de mil infectados por dia e, ainda, caminhando para os 3.300 óbitos. Com UTIs superlotadas, mais de 750 doentes internados, outros 15 mil casos ativos e aumentando todos os dias, o que poderia ao menos amenizar a crise, seria um pacotaço de vacinação. As 12.200 doses de Coronavac liberadas para o Estado, ajudam apenas um pouco. Nada mais que isso. Um pouco. Significa que o lote atenderá 6.100 rondonienses, que terão direito às duas doses. Numa população de mais de 1 milhão e 750 mil almas, isso representa que apenas 0,03 por cento de imunizados. Rondônia precisa receber, ainda neste mês de março, pelo menos mais 250 mil doses de vacinas, para, daí então, começar a ter números de vacinados, compatíveis com as suas necessidades. Governo, bancada federal, Assembleia Legislativa, prefeitos e lideranças empresariais precisam falar a mesma linguagem, na hora de exigir do Ministério da Saúde, um tratamento que Rondônia merece e precisa. Com cada um puxando para um lado, a perspectiva, sempre, é de resultados pífios. 

ROCHA E PV PODEM ESTAR JUNTOS NA ELEIÇÃO DE 22

O deputado de quarto mandato, Luizinho Goebel, considerado um dos mais respeitados nomes da política rondoniense, representando o Cone Sul do Estado, é o novo líder do governo na Assembleia Legislativa. É o terceiro nome que o governador Marcos Rocha tem para representar sua administração, entre os parlamentares. O primeiro foi o deputado Eyder Brasil, do PSL, então companheiro de partido de Rocha. O governador saiu do PSL, mas Eyder foi mantido. Depois, Jair Montes ficou no posto por algum tempo. Agora, a função será de Goebel, um político com jogo de cintura e que transita fácil não só entre seus companheiros de Assembleia, mas também junto a outros poderes.  A mudança também tem a ver com a sucessão estadual de 2022. Luizinho é o presidente regional do PV, partido que está aberto a Rocha, mas que, caso ele opte por outra sigla, fará parte de uma coalização de apoio à reeleição. As tratativas já começaram.

VÍDEO COM OFENSAS DERRUBA PRESIDENTE DA EMDUR

Fofocas, confusão, ofensas pessoais, agressões verbais: o clima na Emdur, desde a saída de Thiago Tezzari e a posse de Edmilson Lemos, estava insuportável. Ex-vereador, acostumado a embates políticos, Edmilson acabou exagerando e atacando o ex-dirigente do órgão, de forma pejorativa e publicamente, o que surpreendeu a todos, inclusive ao prefeito Hildon Chaves. Durante vários dias, o Prefeito tentou contornar o problema, mas chegou num estágio em que não foi mais possível. Nesta quarta, decreto assinado por ele, exonera Edmilson (“a pedido”) e nomeia o empresário Gustavo Beltrame. A verdade é que até agora não há uma compreensão dos motivos reais da saída de Tezzari (hoje na equipe do prefeito Fúria, de Cacoal), considerado inclusive nos programas eleitorais, quando Hildon buscava a reeleição, como seu mais atuante assessor direto. Ele foi substituído por Edmilson no começo do segundo mandato, que assumiu e deu continuidade ao trabalho. Mas não deu “liga” com os servidores do órgão. A partir daí, começou a confusão.

NOVA MUDANÇA NO DECRETO SALVOU MUITOS EMPREGOS

A mudança do decreto “fecha quase tudo” que havia sido assinado na semana passada e que, felizmente mudou, graças a acordos feitos pelo governador Marcos Rocha com lideranças empresariais, está salvando muitos empregos. Várias lojas e restaurantes que já tinham decidido fechar definitivamente suas portas e demitir todo o seu pessoal, mudaram de planos e vão continuar tentando sobreviver, mesmo com todas as restrições da pandemia. No Porto Velho Shopping, a situação também amenizou. Pelo menos três lojistas que já haviam dispensado seu pessoal e iriam encerrar suas atividades, também decidiram esperar, já que poderão abrir em horários específicos. O Shopping abre lojas e quiosques de segunda a sexta, das 10h às 21h; aos sábados das 10h às 21h (somente delivery e vendas online) e domingos e feriados, das 12h às 21h (somente delivery e vendas online). As salas de cinema continuam fechadas. Crianças de qualquer idade podem entrar no shopping, acompanhadas, mas seguindo todos os protocolos de segurança.

HILDON FALA EM OBRA GIGANTE E META DE 100 KM DE ASFALTO

Asfalto, ligação direta, do Orgulho do Madeira até a Jorge Teixeira; obras gigantescas no bairro Lagoa, com investimentos de mais de 20 milhões de reais, ligação até o Residencial Cristal da Calama e muitos outros temas, fizeram parte da participação do prefeito Hildon Chaves no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM (segunda a sexta, do meio dia às 14 horas). Conversando com os Dinossauros, o Prefeito anunciou, entre outros avanços para a cidade, que pretende dotar Porto Velho com nada menos do que 100 quilômetros de asfalto. Os investimentos totais no pacote de novas obras da Capital, podem chegar a 80 milhões de reais (vindos de emenda coletiva da bancada federal) e mais recursos próprios do município. O fim das alagações na área do bairro da Lagoa, é meta a ser atingida com a implantação de uma canalização gigantesca, com cerca de 1 quilômetro e 700 metro e é um trabalho que está sendo realizado mesmo na temporada de chuvas. O Prefeito confirmou ainda que entrega da nova Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para o meio deste ano.

EM DEBATE: ATENDIMENTO PRECOCE E A COMPRA DE VACINAS

Num dos blocos do programa, o tema foi a Covid 19, suas consequências e as formas de lutarmos essa guerra que o Brasil está perdendo. Hildon lembrou que não só Porto Velho, mas pelo menos 20 capitais brasileiras, estão com seu sistema de saúde colapsados. Houve, segundo o Prefeito, um afrouxamento nos cuidados da população em festas de final de ano, carnaval e outros eventos, que acabaram ampliando a contaminação de milhares e milhares de pessoas. Ele considerou o tratamento precoce com restrições, dizendo que teme que essa possibilidade acabe enganando as pessoas, de forma que elas considerem que estarão livres do vírus, o que não é real, afirmou. Disse, contudo, que um protocolo de enfrentamento à doença, quando detectada. Logo no início, conforme lhe foi relatado pela dra. Flávia Lenzi, presidente do Sindicato Médico de Rondônia, pode ser uma opção a ser analisada. Hildon destacou que o caminho é a vacinação e que a Prefeitura tem esperança de adquirir imunizantes, onde puder comprá-las. Está aguardando apenas a legislação federal, para começar a busca das vacinas.   

SEM PREVISÃO PARA A CAMPANHA CONTRA A GRIPE

Nesses tempos conturbados, onde toda a estrutura de saúde pública está voltada à guerra contra o Coronavírus, há muitas outras ações que acabam preteridas. Uma delas também direcionada principalmente aos idosos, ainda não tem data para ser realizada, neste 2021 cheio de gravíssimos problemas. Trata-se da vacinação contra a gripe. No ano passado, quando a pandemia recém iniciava, a imunização de milhares de pessoas da terceira idade aconteceu no mês de março. Imaginava-se que, agora, o programa se repetiria. Contudo, até o momento, a Prefeitura de Porto Velho e as de outras cidades rondonienses, responsáveis pela vacinação desse nicho da população, não receberam qualquer orientação do Ministério da Saúde. Não se sabe se a imunização contra a gripe acontecerá ainda no primeiro semestre, se será no segundo semestre ou se não haverá a campanha contra a perigosa doença, neste ano.     

PERGUNTINHA

Você concorda ou está tentando entender a afirmação do ex-presidente Lula, que disse ter sido vítima do maior erro Judiciário no Brasil, nos últimos 500 anos?

Deixe um comentário