DOIS DRAMAS DA NOSSA SOCIEDADE: OS BEBÊS SEM O NOME DO PAI NO REGISTRO E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE JÁ SÃO MAMÃES

Artigo editado em: 9 de julho de 2022

A REALIDADE CONTINUA SENDO IGNORADA MUNDO AFORA, SOBRE AS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA QUE NOS SÃO ROUBADAS
7 de julho de 2022
CASSOL, CONFÚCIO, ACIR, EXPEDITO, LÉO MORAES COM O MDB: OS BASTIDORES FERVEM E PODEM INDICAR MUITAS MUDANÇAS NO QUADRO DA ELEIÇÃO
11 de julho de 2022

Num artigo com sua assinatura, publicado no site Tudo Rondônia, nesta semana, a juíza da Infância e da Juventude, Euma Tourinho, aborda um tema dos mais complexos, não só para a sociedade rondoniense, mas como uma situação que replica em todo o país. Num dos trechos, a dra. Euma afirma que “a estatística revela que 19.186 crianças nascidas em 2021, tiveram apenas a referência da mãe no documento de nascimento.  Em 1.205 casos, houve indicação de suposto pai, tendo sido abertos processos judiciais para investigação de paternidade. O total de registros de nascimentos com omissão de paternidade ou suposto pai foi de 20.391”, comenta. Depois de analisar vários aspectos sobre a importância da presença paterna na vida das crianças, a Magistrada escreveu que “é notável que a figura do pai é imprescindível para o desenvolvimento do filho. No entanto, mesmo hoje, muito se cobra das mulheres; mas os homens, muitas vezes, passam ilesos quando não cumprem suas obrigações. É importante que os homens se conscientizem da importância da figura paterna na vida das crianças e adolescentes, cujo equilíbrio é importante não só para os filhos, mas também para a família e para toda a comunidade”. Para se ter ideia da grandeza do problema, os cartórios brasileiros registraram, apenas nos primeiros quatro meses deste ano de 2022, nada menos do que 56.700 crianças registradas sem o nome do pai, no país inteiro. Em termos nacionais, embora varie de uma região para outra, pode chegar a 6 por cento o total de bebês que vêm ao mundo sem ter o nome paterno nos registros de nascimento. Esse verdadeiro drama social assola o Brasil com cada vez mais intensidade, com milhares e milhares de famílias sendo criadas apenas com mamães e filhos e com a ausência do pai.

          O problema é cada vez mais sério, porque afora essa questão de cada vez mais famílias sem o homem, Rondônia vive outra situação que, infelizmente, é maior do que o é em nível nacional. Nesta terra de Rondon, é assustador o número de meninas, algumas delas ainda crianças e muitas recém entrando na puberdade, que já são mamães. Algumas, por incrível que pareça, com dois filhos. E, num percentual menor, mas muito assustador, há meninas que estão entre a puberdade e o início da vida adulta, já com três filhos. Só em 2021, no Brasil, nasceram 17.316 bebês de mamães entre 11 e 17 anos, segundo dados oficiais. Deste total, no norte e nordeste, foram quase sete mil partos. Ou seja, estes dois temas, de grande importância, precisam entrar com tudo na pauta das maiores preocupações da sociedade rondoniense e brasileira. Por isso que o artigo da juíza Euma Tourinho, mais que nunca, aborda questões que não podemos deixar de enfrentar. A falta dos pais, que ela aborda com grande propriedade e as mamães/crianças nos deixam assustados e são assuntos que precisam enfrentar com todas as forças da sociedade.

DE APAVORAR: ADOLESCENTES NA TERCEIRA GRAVIDEZ E 36 POR CENTO DAS ESTUDANTES DE 13 ANOS JÁ TIVERAM RELAÇÃO SEXUAL

          Ainda sobre o mesmo tema: a média brasileira de nascimentos de bebês de mães na faixa etária de 15 e 19 anos é de 48 para cada grupo de 1 mil adolescentes. Pois em Rondônia (pasmem!) essa média é de 55 por 1 mil. Desde cerca de oito anos atrás, Rondônia é um dos estados brasileiros com maior percentual de crianças e jovens que são mamães. Em 2016, o percentual, comparando-se com o total de partos, era de mais de 27 por cento, algo assustador. Nos últimos anos, esse percentual caiu, mas ainda continua alto. Para se ter ideia da situação, em 2021, pesquisa apontava que 40 por cento das meninas estudantes com 13 anos, já tinham tido relações sexuais e, do total pesquisado, 7 por cento delas, pouco mais de crianças, engravidaram. Os dados, em pesquisa nacional realizada pelo IBGE indicam, ainda, que mais de 36 por cento das estudantes rondonienses, com idades entre 13 e 17 anos, também disseram já ter tido alguma relação sexual. Desse percentual, 7,6 por cento das meninas engravidaram alguma vez na vida. Se os índices rondonienses deixam a gente de cabelo em pé, imagine-se então como se sente os acreanos. Lá, a mesma pesquisa apontou que nada menos do 12 por cento das meninas estudantes engravidaram, na faixa etária dos 13 anos. Na Capital, a Prefeitura tem programas que tentam controlar a natalidade entre essas meninas mais jovens. Já há resultados positivos, mas ainda longe do ideal.

PREÇO DA GASOLINA CAI EM ATÉ 20 POR CENTO EM PORTO VELHO. LITRO JÁ ESTAVA SENDO VENDIDO ATÉ A MENOS DE 6 REAIS

          O preço da gasolina continua caindo nos postos, em Porto Velho e em todas as cidades de Rondônia. Na Capital, no sábado pela manhã, já se encontrava o combustível a 5,95 até 6,05 ou seja, até 1,45 real a menos por litro do que era cobrado uma semana antes. O percentual da queda do preço ao consumidor chega perto dos 20 por cento, o que é bastante significativo.  A tendência é que possa diminuir alguns centavos a mais. Os proprietários de postos de combustível estão fazendo a sua parte. Tão logo recebem a gasolina das distribuidoras, repassam de imediato o desconto, graças a queda de impostos (só o ICMS no Estado caiu de 23 para 18,5 por cento) para o consumidor. Há ainda uma dificuldade: há distribuidoras que continuem praticando a ilegalidade de parcelar o desconto e não concedê-lo numa só vez, como manda a lei. O caso, aliás, já foi denunciado ao Ministério Público. Ainda em relação aos postos, eles terão agora um gasto a mais, para colocar cartazes com os preços de antes e depois dos descontos dos impostos, para cumprir exigência de decreto do governo. Vai levar algum tempo para que todos cumpram a nova legislação. O Sindicato da categoria está enviando o modelo da placa, para que os postos filiados mandem confeccionar as que colocarão para visualização dos clientes.

DNIT RONDONIENSE PREPARA SOLUÇÃO DEFINITIVA DA BR EM ITAPUÃ E RECUPERAÇÃO DA BR DE JACI PARANÁ A ABUNÃ

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-itapua-1024x440.jpg

Pouca gente, pouco orçamento. Embora ninguém fale oficialmente, sabe-se que a pequena, mas aguerrida equipe do Dnit rondoniense (agora também responsável pela manutenção do Trecho do Meio, os mais difíceis 450 quilômetros da BR 319, entre Porto Velho e Manaus), mesmo longe das condições ideais de recursos, está preparando algumas obras das mais importantes para o Estado. Não há informação detalhada, mas sabe-se que já há uma mobilização muito grande no sentido de que, em breve, seja resolvida definitivamente a situação lamentável daquele acesso da BR 364, em Itapuã do Oeste, com sérios problemas, que teriam sido causados por erros de projeto e execução das empresas contratadas. O que há de definitivo, contudo, é que já foi feita licitação e a empresa vencedora começa, neste verão amazônico, as obras de recuperação de um trecho depois de Jaci Paraná, já chegando em Abunã, de um pedaço da rodovia totalmente problemático, até a BR 425, na altura da ponte. Mesmo com orçamento reduzido, não há como ignorar o esforço da equipe de engenheiros e do pessoal do Dnit, comandada pelo superintendente regional André Lima dos Santos, que é responsável pelo órgão em Rondônia.

CORRIDA AO SENADO: BOLSONARO E SEUS FILHOS TERIAM CONFIRMADO APOIO A MARIANA CARVALHO

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-bolso-e-seus-fgilhos.jpg

          Tem coisas que não se pode falar, mas outras não há como esconder, porque no meio da política, há assuntos que correm soltos. É o caso, por exemplo, de quem a família Bolsonaro vai apoiar na disputa pelo Senado. A mais de um interlocutor (comenta-se que o próprio senador Marcos Rogério teria sido comunicado) o Presidente e seus dois filhos, que influenciam muito nas decisões políticas palacianas, teriam confirmado que o nome que apoiarão em Rondônia será o da deputada Mariana Carvalho. O tema é recorrente não só entre dirigentes partidários, como entre os candidatos. O empresário Jaime Bagattoli, contudo, não concorda com esta posição. Considera que é ele e não Mariana quem terá as benesses bolsonaristas. O Presidente e seus filhos, contudo, terão outras dificuldades em apoiar uma só candidatura. O governo tem também o apoio importante também da deputada federal Jaqueline Cassol, que também quer o aval palaciano. E Expedito Júnior, onde fica nesta história? Experiente, ele fica apenas aguardando os acontecimentos. Conversa com todos os setores e só mais à frente vai anunciar seu caminho. Como Bagattoli foi confirmado como o candidato do PL de Marcos Rogério, Expedito provavelmente será o nome do PSD na corrida ao Senado. Por enquanto, ele não confirma e nem nega. Só espera.

SENADO: TEM NOMES MUITO FORTES NA BRIGA E A RELAÇÃO DE CANDIDATOS AINDA PODE AUMENTAR

          Mas o Senado não se restringe só aos nomes ligados ao bismolsonaro ou ao bom de voto Expedito Júnior. Há outros nomes fortes na corrida, que podem surpreender nas urnas. Daniel Pereira continua, ao menos neste momento, como o postulante que une as esquerdas em torno do seu nome, na corrida senatorial. Amir Lando retorna à disputa eleitoral como o nome do poderoso MDB. Suas chances seriam maiores se o partido tivesse Confúcio Moura como candidato ao Governo, mas ao que parece os emedebistas não terão nome próprio na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA. Outra candidatura, lançada recentemente, mas que tem recebido apoios em várias regiões do Estado, é a do advogado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves. O Avante vem com outro nome forte: o do ex-juiz Léo Fachin. O quadro está longe de ser fechado. Ele pode trazer ainda o nome do deputado federal Mauro Nazif, dependendo da montagem da nominata do seu partido, o PSB e, com menos chances, mas ainda possível, do atual ocupante da única cadeira em disputa, o empresário Acir Gurgacz. 

A 84 DIAS DA ELEIÇÃO: CANDIDATOS PREPARAM DISCURSOS, PLANOS DE GOVERNO E MONTAGEM DE EQUIPES

          A 84 dias da eleição (o primeiro turno para Presidência e Governos e a definição dos eleitos para o Congresso e Assembleias Legislativas), as candidaturas continuam se movimentando, mas ainda mais nos bastidores, na organização das equipes e na preparação dos discursos, principalmente para aqueles que sonham com a cadeira de Governador. Em Rondônia, Marcos Rocha, candidatíssimo à reeleição, afirma que a eleição está longe e que seus olhos e sua força estão voltados apenas para as questões de governo. Claro que este é o discurso, mas a verdade é que o grupo palaciano fervilha no entorno da reeleição. Já Marcos Rogério, o até agora principal adversário de Rocha (embora ambos com ligação muito forte com o governo Bolsonaro), trata de organizar seus projetos de governo e começa a montagem da sua equipe. Para a área de imprensa, por exemplo, entre outros nomes dos mais respeitados, Rogério terá no seu time a competente Yale Dantas. Vinicius Miguel e Léo Moraes, até agora os outros dois nomes com chances reais, estão, cada um no seu quadrado, buscando apoios em todas as regiões de Rondônia. As convenções que vão oficializar todas as candidaturas começam neste 28 de julho e irão até 5 de agosto. O calendário está voando…

PADRE CHAMA LULA DE LADRÃO, É PROCESSADO, NÃO SE DESCULPA E EX-PRESIDENTE DESISTE DA CAUSA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-padre-bovo-1.jpg

Chamado de “o maior ladrão do Brasil”, durante uma missa na Paróquia da cidade de Laranjal Paulista, pelo padre Edison Gerado Bovo, o ex-presidente Lula acionou seus advogados, para processar o religioso. Instado para, em 48 horas, dar explicações sobre suas palavras aos fiéis, o padre Bovo respondeu: “por maior que seja a boa vontade da qual todas as almas são merecedoras, forçoso é reconhecer que em verdade, muito embora não se possa falar em condenação criminal vigente contra o Sr. Ex-Presidente da República, não é possível reconhecê-lo como ‘absolvido’ quando, em verdade, notícias dão conta da perda do direito do Estado de punir por força do advento da prescrição”. O reverendo chegou a ser acusado de discriminar Lula, mas negou e lembrou que ele, como sacerdote, realiza muitos trabalhos sociais, principalmente na recuperação de presos e, em nenhum momento se desculpou por suas palavras. Pelo contrário: as manteve. Dias depois, Lula desistiu do processo. O padre, acusado de bolsonarista por simpatizantes do PT, anda sendo tratado como herói, na sua paróquia!

VINICIUS MIGUEL FAZ REUNIÃO ON LINE, PARA COMEÇAR A TRAÇAR SEU PLANO DE GOVERNO

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-VINICIUS.jpg

O candidato ao governo do PSB, Vinicius Miguel, nome escolhido pelos principais partidos de esquerda para ser o candidato ao governo, iniciou sua caminhada, concretamente, nesta sexta-feira, quando se reuniu, num encontro online, com pelo menos 30 representantes do que o grupo denomina de “Frente Democrática”, para começar a traçar o seu plano de governo. A reunião via internet contou com representantes da Capital e do interior. “Eram homens e mulheres de diferentes partidos e bandeiras unidos com o propósito de discutir e elaborar propostas para um projeto de estado justo, solidário, sustentável, soberano e criativo para todos os rondonienses, conforme as diretrizes do plano de governo de Lula e Alkmin”, afirmou Vinicius. Ele acrescentou que “”foi um encontro maravilhoso! Uma ocasião que pudemos agregar pessoas, sejam especialistas, pesquisadores ou pessoas diretamente ligadas às suas áreas, sindicalistas e profissionais. A ideia é contemplar as diversas formas de olhar e pensar nosso Estado e sociedade para propor as políticas públicas que precisamos”, comemorou Vinicius Miguel.

PERGUNTINHA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-a-perguntinha-de-domingo.jpg

Você chamaria de doentes, irresponsáveis ou criminosos, os que usaram das redes sociais para criar uma série de Fake News, como se estivesse havendo se abatendo uma tragédia sobre a cidade, de um simples decreto de extensão da calamidade da pandemia, pela Prefeitura?

.   

Os comentários estão encerrados.