DE APAVORAR: EM METADE DOS ESTADOS BRASILEIROS, HÁ MAIS DEPENDENTES DO BOLSA FAMÍLIA DO QUE EMPREGADOS FORMAIS

Artigo editado em: 3 de agosto de 2023

É O ETERNO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ DA NOSSA POLÍTICA: MAIS VOTOS NA CÂMARA, EM TROCA DE MINISTÉRIOS E EMENDAS BILIONÁRIAS
1 de agosto de 2023
AS GERAÇÕES QUE VÃO SALVAR O BRASIL PODEM MORRER DE VERGONHA, AO LEMBRAR O INÍCIO DO SÉCULO 21
5 de agosto de 2023

Rondônia, felizmente, não está na parte mais pobre do Brasil. Em metade do país (13 dos 26 Estados e mais o Distrito Federal) os números oficiais apontam para um dado espantoso e mais do que preocupante: há mais gente vivendo do Bolsa Família do que os que trabalham com carteira assinada. Nossa terra rondoniense, graças à sua pujante economia e as oportunidades que oferece, está bem distante de ingressar neste quadro assustador. Enquanto, por exemplo, no Maranhão registra que há apenas 570.566 trabalhadores com carteira assinada para 1.255.565 que vivem às custas do dinheiro do programa social, em Rondônia os números são bem diferentes.  Por aqui, a situação é inversa: temos mais que o dobro de trabalhadores formais (259.452) contra os 127.912 que dependem do Bolsa Família. Além do Maranhão, outros 12 Estados estão na mesma situação, a maioria deles com o dobro de beneficiários do que aqueles que trabalham para sobreviver: Piauí, Amapá, Pará, Paraíba, Acre, Alagoas, Sergipe, Bahia, Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Apenas nessas 13 unidades da federação, são mais de 12 milhões de brasileiros vivendo unicamente do benefício social, sem qualquer perspectiva de sair dessa situação, como se condenados a viverem suas vidas sem qualquer chance de sair dessa roda viva de miséria e falta de perspectivas. Rondônia, Tocantins e Roraima são os únicos três Estados do norte em que aqueles que suam no trabalho são em maior número dos que sobrevivem dos míseros 600 reais do Bolsa Família. Nosso vizinho Acre, por exemplo, tem mais de 134 mil sobrevivendo com o programa social, enquanto menos de 93 mil trabalham com carteira assinada. “A miserabilização” do Brasil, sem projetos de dar oportunidades de trabalho a tanta gente, que sonha em não viver apenas dessa espécie de esmola oficial,  deixa a imensa massa de brasileiros sem oportunidades de sobreviverem por suas próprias forças e os põe, eternamente, sob o tacão dos governantes de plantão, sejam quem forem. Lamentável!

DUPLA FESTA NO GOVERNO: OS 55 ANOS DE MARCOS ROCHA E SUA APROVAÇÃO POR 81 POR CENTO DOS RONDONIENSES

Pelos lados palacianos, dupla festa esta semana. Uma delas, pelo aniversário de 55 anos do governador Marcos Rocha, comemorados na quinta-feira. A por outra, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Veritá, que realiza pesquisas desde 1995 e que atua no ramo de pesquisas mercadológicas, governamentais e eleitorais e tem sede em Uberlândia e filiais em algumas das principais Capitais. O resultado fez a turma palaciana comemorar: por ela, Rocha tem 81 por cento de aprovação dos rondonienses. O tema bombou nas redes sociais. O próprio Governador, em sua página no Instagram, reagiu com euforia: “que alegria receber esta noticia e saber que nosso trabalho vem alcançando a quem precisa”. Mais adiante, Rocha comentou que “continuo trabalhando firme para ter um Estado melhor e cada vez mais forte”. Dos governadores do país, o único que superou Rocha em aprovação foi o do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que atingiu um índice de 87 por cento, na mesma pesquisa. O governo Rocha tem conseguido importantes avanços, tanto na economia como na área social; mantém os recursos públicos sob rígido controle e amplia novos mercados para nosso agronegócio. Os pesados investimentos em parceria com os municípios também, certamente, ajudam a atingir os altos índices positivos.

SESSÃO ITINERANTE DA ASSEMBLEIA SERÁ ATRAÇÃO ESPECIAL NA FEIRA AGROPECUÁRIA DE MACHADINHO DO OESTE

A Assembleia Legislativa definiu mais uma das suas sessões itinerantes. A primeira desta legislatura ocorreu durante a Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, no primeiro semestre deste ano. A próxima está agendada: será neste 24 de agosto, em Machadinho do Oeste , durante a “Machadinho Agrishow”, que está em sua quarta edição. A proposta da reunião que transferirá o Legislativo para o interior, foi do deputado Laerte Gomes, apoiada pelo presidente Marcelo Cruz e todos os demais parlamentares.

Machadinho é a cidade de um ex-presidente da Casa, o então deputado Neodi de Oliveira, que foi prefeito por dois mandatos e comandou o parlamento rondoniense entre os anos de 2007 a 2011, personagem importante na história do nosso Parlamento e que, certamente, será lembrado quando da sessão em sua terra. Por decisão pessoal, Neodi abandonou a política há vários anos, dedicando-se apenas aos seus negócios, como importante produtor rural do nosso Estado e nome de destaque no agronegócio rondoniense. Machadinho do Oeste está prevendo a realização da sua maior feira, que chega a apenas sua quarta edição.  Laerte Gomes agradeceu ao Presidente e seus pares pela aprovação da proposta e convidou toda a população da cidade e da região para participar do encontro.

PACELE, TRÊS MANDATOS COMO VEREADOR E AGORA VICE-PREFEITO, PODE ALÇAR OUTROS VOOS

Há um personagem na política da Capital que começa a aparecer com mais força, embora já seja bastante conhecido entre seu eleitorado principalmente na zona urbana, mas também nos distritos. Além de presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Márcio Pacele (PSB) é o novo vice-prefeito da Capital, embora não tenha sido eleito para isso, porque o vice de Hildon Chaves (Maurício Carvalho) renunciou ao cargo, para assumir sua cadeira como deputado federal. Pacele é o sucessor legal e pode assumir a Prefeitura na ausência de Hildon, em períodos de viagens ou férias e enriquecer sua biografia, que já registra três mandatos como vereador eleito da cidade onde nasceu. Pacele começou a trabalhar em empresas de ônibus, na área administrativa, quando tinha apenas 14 anos de idade, A partir dai, foi cobrador, motorista e fiscal, tornando-se também líder da sua categoria. Foi como presidente do sindicato dos empregados no setor de transporte coletivo que ele iniciou sua carreira política. Deu muito duro, como se fala na linguagem de quem galga um a um os degraus do sucesso, em qualquer carreira que escolha.  Hoje é formado em Gestão Pública. Autor de várias leis importantes nos dez anos de atuação na Câmara, Márcio Pacele, casado, pai de dois filhos, aos .47 anos atinge uma maturidade na nossa política que pode  lhe dar todas as perspectivas de pensar em alçar novos voos. Fiquemos de olho no Pacele! Ele pode ser uma importante novidade na nossa política!

COM VOTOS TRIPLICADOS DE UMA ELEIÇÃO PARA OUTRA, CRISPIN DEIXA O PSB E AINDA VAI OPTAR QUAL CONVITE VAI ACEITAR

O mundo da política rondoniense, aliás, tem mais uma novidade importante. O deputado estadual Ismael Crispin, uma das lideranças emergentes não só da zona central do Estado, mas também de outras importantes áreas dessa terra de Rondon, está sem partido, desde a quarta-feira. Ele decidiu deixar o PSB e, ao menos por enquanto, não escolheu ainda sua nova sigla, entre as várias que já o estão procurando e oferecendo abrigo. Para se resumir a rápida ascensão de Crispin na nossa política, basta contar que ele chegou ao seu segundo mandato, com o triplo de votos do primeiro. Saindo de sua cidade, São Miguel do Guaporé, depois de uma passagem muito elogiada como vereador, ele chegou ao parlamento estadual pela primeira vez, com exatos 8.307 votos, a maioria, claro, vinda daquele eleitor que já conhecia seu trabalho, na região em que atuava. Quatro anos depois, quando se abriram as urnas para apontar quem seriam os deputados, Crispin aparecia com praticamente o triplo da sua votação inicial: 23.416 votos. Ora, os números falam por si só. O sucesso do trabalho do jovem parlamentar foi resumido pela expressiva votação recebida, em diferentes colégios eleitorais Rondônia afora. O deputado deixa claro que sai do PSB sem qualquer problema. Ele quer é atender a maioria do eleitorado, que prefere vê-lo em um partido mais ao centro e mais conservador. Em breve, Crispin vai definIr qual dos vários convites que já recebeu, ele vai aceitar.

FALTA POUCO: COMPLEXO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ SERÁ ENTREGUE AO PÚBLICO EM OUTUBRO PRÓXIMO

Contagem regressiva: se não houver mais nenhum trilho interrompido (com o perdão do trocadilho!): em outubro, com data ainda a ser oficializada, finalmente será entregue aos porto-velhenses e rondonienses a renovada e bela Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Nesta semana em que a histórica ferrovia rondoniense e brasileira comemorou seus 111 anos de instalação, chega a informação de que os últimos detalhes para que ela seja entregue ao público estão sendo ultimados. Embora o Iphan, instituto histórico, ainda esteja colocando alguns percalços (surpreendentemente isso não aconteceu nos últimos anos, mas voltou à pauta com a troca de comando da entidade) a tendência é que tudo funcione a partir do outubro que se aproxima. Mais de 30 milhões de reais foram investidos pela Santo Antônio Energia, como compensação, para deixar todo o local com cara de novo, como se entrássemos no túnel do tempo e retornássemos ao início do século passado, quando o Maria Fumaça começou a andar pelos trilhos que a levava até Guajará Mirim. Aliás, para que toda a estrutura receba nota máxima, vai ficar faltando exatamente isso: o trenzinho que fazia passeios até Santo Antônio. Mas isso já é para um futuro mais distante. 

OITO MESES DEPOIS, POLÍCIA FEDERAL PRENDE AUTOR DO ATENTADO A TIROS À SEDE DO RONDONIAOVIVO

Em novembro do ano passado, no auge dos confrontos ideológicos que precederam a eleição presidencial, a sede do site Rondoniaovivo foi covardemente atacada, numa madrugada. Vários tiros foram disparados, destruindo toda a frente de vidro do prédio, localizado no bairro Embratel, na Capital. Um homem que aparece nas câmeras de vídeo atirando, disparou nada menos do que 19 vezes contra o prédio. O atentado mereceu repúdio não só da imprensa local, mas também em nível nacional, além da sociedade rondoniense. Desde o momento da comunicação do crime, a Polícia Federal e o GAECO, começaram as investigações, que culminaram, nesta semana, com a prisão do principal suspeito e a apreensão de diversas armas. O suspeito já é conhecido da polícia, porque seria informante há longo tempo. O atentado contra o Rondoniaovivo foi, na verdade, um ataque a toda a imprensa independente, que, democraticamente, tem direito de se posicionar.  O ataque teve clara intenção de amedrontar os editores do site, que não coadunavam com a ideologia praticada pelo responsável pelo atentado. O caso foi esclarecido porque a PF detectou que o celular do acusado estava exatamente naquele local e horário, quando do atentado.

PREOCUPADA COM A VIOLÊNCIA CONTRA ELAS, IEDA PROPÔS CRIAÇÃO DA COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Aprovada pela Assembleia Legislativa, proposta da deputada estadual Ieda Chaves cria a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. A aprovação ocorreu nesta semana, durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, da Mulher e do Idoso. Segundo Ieda, “há uma urgência na ampliação da capacidade da administração pública de fortalecer políticas públicas transversais, que possam beneficiar a sociedade em geral, potencializando as possibilidades de ações específicas”. A parlamentar, ao argumentar pelas medidas que está solicitando, lembrou um dado extremamente preocupante: “o  Anuário de 2023 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentou há alguns dias que, Rondônia ocupa o primeiro lugar em feminicídio, o que nos determina exigir  providências urgentes e efetivas para garantir a redução destes números e a proteção das mulheres”. O anuário demonstrou que os dados preocupantes. “Estou preocupada ao observar os índices de violência, especialmente os casos de feminicídio, que têm aumentado assustadoramente”, acrescentou. A recomendação sugere que a Coordenadoria em questão possa assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações e políticas voltadas à mulher, em especial, àquelas vítimas de violência doméstica. A proposta também foi subscrita pelos demais membros da Comissão: Rosângela Donadon, Cláudia de Jesus, Gislaine Lebrinha, Cássio Gois, Ismael Crispim e Dra. Taíssa.

PERGUNTINHA

Você acreditou mesmo no que alardeavam algumas emissoras (principalmente a Globo) de que nossa Seleção Brasileira Feminina tinha uma qualidade acima da média ou sabia, desde o começo, que só propaganda e conversa fiada não ganham nada do esporte?

Os comentários estão encerrados.