COM AUMENTO ANUNCIADO PELO PETROBRAS, RONDONIENSE PASSA A PAGAR ENTRE 6,35  A 6,45 REAIS O LITRO DA GASOLINA

Artigo editado em: 15 de agosto de 2023

DNIT CONFIRMA AO GOVERNADOR QUE OBRAS DE ASFALTO NO ANEL VIÁRIO DE PORTO VELHO RECOMEÇAM EM BREVE
12 de agosto de 2023
NO MUNDO DA POLÍTICA, A SUCESSÃO ESTADUAL EM 2026 FAZ PARTE DE UM CALENDÁRIO QUE IGNORA O TEMPO
17 de agosto de 2023

Provavelmente os reajustes virão a conta-gotas, porque se viessem numa só vez, seria uma espécie de caos. Com prejuízo de 25 por cento na gasolina que importa e 28 por cento na importação do óleo diesel, a Petrobras não teria como manter a compra dos produtos que ela precisa importar, para abastecer o país, sem que corresse o risco (de novo!) de quebrar. Ao manter o valor dos combustíveis abaixo dos preços internacionais, nossa estatal do petróleo saltou de um lucro bilionário no ano passado, para grandes prejuízos, desde que a nova política foi implantada. A máxima de que a extrema burrice é repetir o mesmo processo, esperando resultado diferente, mais uma vez está em execução. No governo Dilma controlar os preços das contas de energia e dos combustíveis, acabou, quando a realidade teve que ser enfrentada, nos aumentos exagerados que o Brasil teve que bancar.  Repetiu-se o mesmo, esperando o que? Até ontem o óleo diesel importado era  vendido ao consumidor no Brasil por até 1 real a menos o litro, em relação aos preços internacionais; a gasolina, a menos 75 centavos. Como aumento anunciado de cerca de 16 por cento na gasolina e 25 por cento no diesel, desde a terça-feira, a Petrobras tem uma sobrevida viável.

Como importamos grande percentual, principalmente do diesel que consumimos, a diferença bancada pelos cofres da Petrobras traz duas consequências. A primeira: a estatal caminhava em direção à quebradeira, como já esteve, quando era a empresa do setor mais endividada do Planeta, com seus projetos populistas e irreais. A outra: a falta de produto. Em Rondônia, por exemplo, onde cerca de 50 por cento do óleo diesel é importado, embora ainda não tenha havido o desabastecimento, o risco existia, num futuro próximo, caso não fossem cobrados os preços de mercado, como começou a ser feito agora. Com os aumentos nas distribuidoras, a gasolina, para o rondoniense, passará a custar entre 6,35 a 6,45 o litro. Enfim, decididamente, a economia global não é para amadores e populistas. Porque a vida real é muito mais dura do que os efusivos discursos para agradar o consumidor, que, depois, terá que pagar, como sempre, aliás, por todos os erros cometidos por seus governantes. 

BAGATTOLI DIZ QUE A CONTINUAREM OS EMBARGOS, PEQUENOS PRODUTORES TERÃO QUE VIVER DO BOLSA FAMÍLIA

     Numa longa entrevista concedida ao programa Papo de Redação, com os Dinossauros da Parecis FM, o senador Jaime Bagattoli abordou vários temas, desde a questão do governo Lula (que, segundo ele, ainda não disse a que veio!); os políticos que foram eleitos com um discurso conservador, estão mudando de lado, até  os riscos que as medidas ambientais estão causando, principalmente para os pequenos produtores do nosso Estado. Os embargos, já tinha alertado o Senador numa intervenção sobre o tema, semana passada, podem fazer com que milhares de pequenos agricultores, criadores de gado e da produção de leite, tenham que sobreviver à base do Bolsa Família, impedidos de trabalhar em suas terras. Defendeu a imediata regularização fundiária de peço menos 75 mil pequenas propriedades no Estado e destacou a importância do agronegócio para a economia de Rondônia. O senador do PL também abordou questões complexas, como a relação entre os criadores de gado e os frigoríficos e destacou que nunca viu, em toda a sua vida, o preço do boi tão em baixa como agora, quando uma cabeça aqui vale a metade do mesmo gado, por exemplo, dos que vale nos Estados Unidos. Mas teve muito mais…

SENADOR FAZ SÚPLICA A DOIS BISPOS DE RONDÔNIA PARA QUE SE PRONUNCIEM PUBLICAMENTE CONTRA A LIBERAÇÃO DAS DROGAS

Um dos momentos mais surpreendentes da entrevista, foi quando o senador abordou a questão da liberação das drogas, que já tem quatro votos a favor e nenhum contra, na votação do STF. Bagattoli fez o que chamou de “´súplica” às autoridades da Igreja Católica do Estado, para que se manifestam publicamente contra essa autorização. Sem citar os nomes dos bispos  Dom Roque Paloschi, de Porto Velho e Dom Norbert Hans Foester, de Ji-Paraná, o católico praticante Bagattoli pediu que “os dois bispos se pronunciem sobre esse absurdo”, que, segundo ele, autorizará a compra das drogas dos traficantes, causando um grande dano à sociedade rondoniense e brasileira. Ele lembrou que lideranças evangélicas estão se pronunciando em todo o país, contra a heresia da liberação das drogas, citando nominalmente o senador Magno Malta, como um dos grandes opositores da liberação e pediu aos bispos rondonienses que se posicionem contra as drogas. Bagattoli abordou outras questões, como a do marco temporal, que caso seja mudado o que está na Constituição, obrigará o Brasil a aumentar suas terras indígenas de 14 por cento para quase 32 por cento do seu território. Por fim, garantiu que o que prometeu na campanha, cumprirá no Senado.

DEPOIS DO FRACASSO DE DÉCADAS DE POPULISMO, ARGENTINOS PODEM ESTAR CAMINHANDO PARA A EXTREMA DIREITA

No início do século 20, havia um país latino americano que tinha a nona economia do mundo. Sua renda por habitante era maior do que Alemanha, França, Dinamarca… Era a Argentina. A partir de um golpe militar em 1930, começou a decadência. O golpe fatal foi dado com a chegada do peronismo, em 1946. Os peronistas colocaram os juízes da Suprema Corte em julgamento político, forçaram sua renúncia e os substituíram por outros simpáticos às suas agendas. O poder foi concentrado. Na economia, o estado se tornou cada vez mais intervencionista: nacionalizações e regulações enfraqueceram os direitos de propriedade e a liberdade para trabalhar e empreender. Tal modelo condenou a Argentina a décadas de produtividade estagnada, inflação alta e baixo crescimento econômico. Veio a ditadura militar e tudo piorou. Mesmo após a redemocratização em 1983, o país sofre com a estrutura herdada de mais de meio século de populismo e instabilidade. Depois de vários governos de esquerda, com apenas quatro anos de um conservador, o país pode se voltar para um outro extrema direita. Javier Milei, um extremista de projetos nada ortodoxos, está à frente das prévias presidenciais. Pobre argentinos, que já estiveram entre os mais ricos do mundo!

ASFALTO NA BR 319 FICA FORA DO PAC: PRESSÃO DAS ONGS CONTINUA DECIDINDO OS RUMOS DA AMAZÔNIA

Ah, o poder das ONGs internacionais na Amazônia|! Ele é imensurável! Foi a pressão delas junto à sua Rainha, Marina Silva, que por coincidência também é ministra do Meio Ambiente e, ainda por maior coincidência, indicada e apoiada por elas para  cargo, que ajudou a excluir, do PAC, uma das obras mais importantes para a Amazônia. O superprograma do governo Lula para obras, que apenas para Rondônia, prevê investimentos que supera, os 29 bilhões de reais, ignorou o reasfaltamento da BR 319, a única via de ligação, por terra, do Amazonas com Rondônia e com o restante do país. Lula afirmou, em entrevista sobre o assunto, que a Casa Civil conduziria um estudo a respeito da questão. Ou seja, empurrou com a barriga, para não contar a realidade: a BR 319 não está nos planos do seu governo, como já se sabia. Marina Silva, repetindo o discurso dos grandes interesses internacionais em nossa floresta, que o Amazonas é o terceiro Estado que mais desmata no país. E concluiu, do alto da sua sapiência incontestável: a culpa é da existência da Rodovia. Emponderada pela política ambientalista que sonha em isolar as populações Amazônidas, mantendo-as como exigem nossos verdadeiros mandatários estrangeiros e seus milhões de dólares e euros, Marina lidera um projeto que jamais atende o Brasil, mas sim a seus parceiros mundo afora. Não é de graça que ela é a Rainha das ONGs. Conquistou este título com muito esforço.  Pobre Brasil! Pobre Amazônia!

ATÉ A SEXTA: NAS CONTAS EM ATRASO, ENERGISA FACILITA NEGOCIAÇÃO COM DESCONTOS E PARCELAMENTO ESPECIAL

Uma oportunidade para não se perder. Até esta sexta-feira, dia 18, a Energisa mantém sua campanha de negociação, para que consumidores com débitos na empresa, possam regularizar suas contas. Há condições muito especiais para que os clientes ponham em dia contas em atraso. A campanha propõe que o débito pode ser elado em até 24 vezes, tanto no boleto quanto no cartão de crédito. Outra opção é o desconto que poderá chegar até 50%, conforme a situação da dívida. “A ação visa auxiliar os consumidores que estão enfrentando dificuldades em deixar suas faturas de energia em dia. A Energisa compreende que imprevistos financeiros podem ocorrer e está sempre em busca de soluções que favoreçam seus clientes”, afirma o coordenador de Recebíveis, Thiago Cardoso. A campanha de negociação tem duração limitada, ou seja, vai somente até este 18 de agosto. Os débitos também podem ser negociados por meio dos seguintes canais de atendimento da empresa:  – Site: energisa.com.br; – Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular); – Gisa: gisa.energisa.com.br; – Whatsapp: (69) 99358-9673 e Call Center: 0800 647 – 0120.

COM POPULARIDADE EM ALTA, CASAL RAUPP PODE VOLTAR ÀS DISPUTAS ELEITORAIS EM BREVE

Pode ser uma solenidade partidária; pode ser uma reunião comunitária; pode ser um simples encontro na rua: quando o casal Raupp passa por alguma região do interior do Estado, é abraço e festejado. Valdir e Marinha Raupp estão distantes das disputas eleitorais há algum tempo, mas ambos podem retornar quando quiserem à vida pública, tal a popularidade que ainda mantém. Injustiçado, até que todas as Fake contra ele tenham sido barradas na Justiça, Valdir Raupp teve uma passagem histórica pelo Senado, chegando inclusive a presidir o MDB nacional, o maior partido do Brasil. Marinha, que chegou a ter 112 mil votos numa eleição, recorde ainda não batido até hoje, é lembrada como a parlamentar que mais recursos destinou para Rondônia. Nos últimos dias, rondoniense que acompanhou o casal por várias cidades do interior, ficou impressionado com o que viu. O casal continua afirmando que, ao menos neste momento, não pensa em disputar outra eleição. Valdir Raupp, quando questionado, sempre tem a resposta clássica na língua: “o futuro a Deus pertence!”, dizendo, em outras palavras, que Deus é quem lhe indicará os caminhos. Mas há quem diga que os olhos do senador brilham, quando se fala em nova disputa pelo Senado.

EXPEDITO PERCORRE O ESTADO ORGANIZANDO O PSD E BUSCANDO NOMES VIÁVEIS PARA A ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM

Há outro político rondoniense, com longa história na vida pública, que também não para! Percorrendo cada município da sua terra, o ex-senador Expedito Júnior, mesmo sem mandato no momento, cumpre mais uma missão, a qual ele dá atenção muito especial: organizar seu novo partido, o PSB, presidido em nível nacional por seu amigo de longo anos, Gilberto Kassab e, aqui no Estado, por seu filho, o ex-deputado federal e hoje ocupando importante cargo no governo Lula, Expedito Netto. Não há dia da semana que não se encontre Expedito Júnior em alguma reunião, por vezes com grupos maiores, outras com apenas alguns amigos. A prioridade agora é a de montar estratégias de lançamento dos nomes de candidatos às Câmaras de Vereadores em todos os 52 municípios do Estado e, ainda, ter uma relação viável de candidato à Prefeito. ‘Um partido não cresce sem que ocupe cargos no Executivo”, sentencia, do alto da sua experiência. No ano que vem, na eleição municipal, certamente se verá, concretamente, o resultado do trabalho “formiguinha” de Expedito Júnior.

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DISCUTE, NESTA QUARTA. DIMINUIÇÃO NOS VOOS EM RONDÔNIA

A bancada federal já entrou de sola no assunto. Dias atrás, teve importante reunião em Brasília, na Anac, inclusive com a presença destacada da dra. Euma Tourinho, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, convidada para participar. Todos os dias, parlamentares abordam o assunto, seja em comentários enviados à imprensa, seja em publicações em suas redes sociais. Destacam-se, no episódio, parlamentares como Cristiane Lopes, Thiago Flores e Maurício Carvalho, entre alguns dos deputados que mais têm trado do assunto do cancelamento dos voos nacionais em Rondônia. O assunto chega, nesta quarta-feira, na Comissão de Defensora do Consumidor da Assembleia Legislativa. Presidida pelo Delegado Lucas Torres, a Comissão pretende ouvir representantes das empresas e outros setores, em busca de alternativas que não prejudiquem o transporte aéreo em nosso Estado. Encontro está agendado para às 10 horas da manhã.

PERGUNTINHA

Você é a favor ou contra a liberação das drogas para consumo próprio, sem criminalização, conforme está prestes a ser aprovado no STF?

Os comentários estão encerrados.