BOLSONARO SE SAIU MELHOR E LULA NÃO FOI LULA! QUAL SERÁ A INFLUÊNCIA DO DEBATE NA ELEIÇÃO?

Artigo editado em: 17 de outubro de 2022

A BRUTALIDADE OFICIAL, ATENDENDO A LEIS QUE SE SABE PORQUE E POR QUEM FORAM CRIADAS!
15 de outubro de 2022
POR QUE TANTO DESESPERO DOS QUE QUEREM ENTREGAR O PODER A LULA, JÁ QUE A ELEIÇÃO ESTÁ GANHA?
19 de outubro de 2022

Bolsonaro foi Bolsonaro. Lula não foi Lula. O debate do domingo, na Band, teve formato diferente, mas o resultado foi negativo para o ex-presidente, por seu nervosismo e por aceitar os ataques, os respondendo com frases feitas e ataques baseados na catilinária da esquerda brasileira. Quando terminou o confronto, ficou evidente que Lula não gostou da própria performance. Acabou por xingar um assessor. E estava visivelmente irritado. Bolsonaro foi mais esperto, mais equilibrado, mais sangue frio. Sua tática foi de ignorar temas levantados por Lula que poderiam atingi-lo, esquivando-se de respondê-los, contra-atacando com assuntos que prejudicam a candidatura do petista, como a corrupção, a quase destruição da Petrobras, a amizade de Lula com ditadores da América Latina e os investimentos feitos pelos governos petistas em obras no exterior, como o metrô de Caracas. Ficou patente que Lula não estava preparado para o debate como ele foi proposto, quando gastou todo o seu tempo respondendo e pouco atacando, enquanto Bolsonaro se calava. No final de um bloco muito importante, o segundo, quando acabou o tempo mal utilizado por Lula (15 minutos), seu adversário ficou com mais de seis minutos para falar, fazendo um longo e duríssimo discurso contra o ex-presidente, sem que ele pudesse responder. Sintoma claro de falta de planejamento na ação. No geral, obviamente que Bolsonaro saiu-se melhor. Não tanto pelo que tinha a dizer, mas mais pelo que seu opositor não disse. O Lula do debate da Band não foi o Lula de outros confrontos, que tinha raciocínio rápido, números na ponta da língua e jamais levantava a bola para o adversário, como o fez no domingo.

Mas, no final, o que tudo isso representa? A verdade verdadeira nunca será alcançada, porque mesmo que as urnas apontem um ou outro resultado, não se terá exata dimensão se o debate de domingo teve ou não influência no resultado, a não ser por teorias que abundam em todos os cantos, nas disputas políticas. A verdade é que os que mudariam seu voto por causa de um debate, mesmo acalorado e com um vencedor, não são tantos que poderiam mudar o resultado de uma eleição, embora nesse caso possa haver uma exceção, já que os dois concorrentes estão praticamente empatados. Quem é Lula continuará Lula, mesmo que ele tenha se apequenado no encontro da Band. Quem é Bolsonaro continuará assim, sonhando que seu candidato vire uma eleição que está muito difícil de ganhar. Haverá pelo menos mais dois confrontos entre os dois presidenciáveis, um na Record e outro na Rede Globo, ambos a poucos dias do pleito. Eles terão o poder de mudar o que provavelmente já está consolidado, de ambos os lados? É muito difícil, mas nunca se sabe o que os eventos da nossa complexa política podem trazer de surpresa.

NOVA PESQUISA APONTA ROCHA E ROGÉRIO EMPATADOS COM O MESMO PERCENTUAL DE INTENÇÃO DE VOTOS

Empatados. Iguais. Sem diferença. Marcos Rocha tem 45 por cento dos votos válidos e Marcos Rogério tem 45 por cento. O resultado é da segunda pesquisa Real Time/Big Data para o segundo turno, cujo resultado foi anunciado na manhã desta segunda-feira. Mil rondonienses foram ouvidos em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3 por cento para cima ou para baixo. A pesquisa estimulada mostra muito bem (caso, é claro, que não haja erro grave, como em pesquisas de outros institutos, como o Ipec) a situação atual da disputa pelo Palácio Rio Madeira/CPA, em que os dois concorrentes estão lutando por cada voto. A pesquisa apontou, por exemplo, que em algumas regiões do interior do Estado, há preferência por Marcos Rogério. Na Capital, contudo, Marcos Rocha está bem à frente (55 por cento contra 35 por cento de seu adversário). Há várias outras nuances na pesquisa feita a menos de duas semanas da eleição. Ela foi registrada sob o número 05104-2022 no Tribunal Regional Eleitoral rondoniense.

TRÊS DEBATES ESTÃO PROGRAMADOS ANTES DO SEGUNDO TURNO NO ESTADO. O PRIMEIRO DELES NA SICTV

Faltando 12 dias para o turno decisivo também da eleição estadual, mais três debates estão programados entre os candidatos finalistas Marcos Rocha e Marcos Rogério. Provavelmente o mais quente e mais decisivo, será o da próxima sexta-feira, programado na SICTV/Record, a partir das 17 horas e com pelo menos uma hora e 45 minutos de duração. Os debates da emissora comandada por Marlon Leoni e que tem como seu principal nome o empresário, jornalista e apresentador Everton Leoni, são considerados decisivos há várias eleições. Dessa vez, o confronto, a ser comandado novamente por Meiry Santos, terá inovações e participações muito especiais, além de muitos convidados que vão lotar o auditório do grupo SIC. No sábado, a partir das 20 horas, está agendado o debate na REMATV, com o comando do jornalista Cícero Moura. Neste, não estava confirmada, ao menos até a noite desta segunda-feira, a presença de ambos os candidatos. A assessoria do governador Marcos Rocha não deu ainda o OK para sua participação e é improvável que ele participe. O último debate programado será o da TV Rondônia/TV Globo, agendada para o dia 27, a última quinta-feira antes da eleição de 30 de outubro. Nele, os dois candidatos já confirmaram participação. Os Dinossauros do rádio também vão entrevistar os dois candidatos que disputam o Governo de Rondônia. Nesta terça, o sabatinado será Marcos Rogério; na quinta-feira, o governador Marcos Rocha. Ambos a partir das 13 horas.

QUE OS DOIS CANDIDATOS NÃO PERMITAM BAIXARIAS NESTA RETA FINAL DA CAMPANHA!

Circula nos meios da mídia, principalmente da internet, comentários de que a reta final da campanha para o governo rondoniense, poderá ter ataques duros, Fake News e baixarias. Uma das vozes que aderiu a este tipo de análise foi o jornalista e apresentador Cícero Moura, na sua coluna Espaço Aberto, alertou que “denúncias devem marcar os próximos dias da campanha em Rondônia”! Aliás, na mídia já apareceram os primeiros casos, que certamente vão ser investigados. Infelizmente, a grande maioria das “denúncias” não têm qualquer comprovação, embora os dois lados acusem um ao outro, através dos seus seguidores, é claro, de golpes baixos do adversário. Por enquanto, tudo não passa apenas de conversa, sem provas. Mas é lamentável que possa estar havendo este tipo de situação. Certamente os dois candidatos, homens públicos respeitáveis, não permitirão que a campanha descambe para baixarias e ataques de nível que a sociedade rondoniense não aceita. Que ambos tomem as suas providências!

CONFÚCIO QUER QUE MINISTRO DA EDUCAÇÃO PASSE POR SABATINA E TESTE DE CONHECIMENTO

O senador Confúcio Moura sentou o cacete no Ministério da Educação de Jair Bolsonaro, deixando clara sua posição de forte opositor ao atual governo. No seu blog pessoal, Confúcio criticou a indicação do atual ministro, Vitor Veiga, sem citá-lo pessoalmente e chegou a indicar vários nomes para o cargo, como Paulo Hartung, Cláudia Costin, Priscila Cruz e outros, que ele colocaria no posto, caso fosse o Presidente. Confúcio também comentou que os postulantes a titular do MEC deveriam ser passíveis de sabatinas e testes de conhecimento, como acontece no Ceará, sublinhou. O senador do MDB, claro, não citou no longo texto, que nos seus dois governos em Rondônia, os secretários de Educação (entre outros Emerson Castro e Fátima Gavioli) que aliás, fizeram um bom trabalho, jamais responderam a sabatinas ou fizeram qualquer teste de conhecimento. Mas, uma coisa é uma coisa, outra coisa…

TARCÍSIO APRENDEU, NA PRÁTICA, QUE NÃO SÓ SE PODE ENTRAR EM FAVELA SEM O AVAL DA BANDIDAGEM

É isso que dá entrar em favelas sem autorização do crime organizado, das facções criminosas que dominam a área visitada! Não é para qualquer um. Nesta segunda, o candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estava na Favela Paraisópolis, em São Paulo, quando começou um tiroteio. Nada ver com um possível atentado contra ele, como incialmente se informou, mas sim uma guerra por território entre quadrilhas. Obviamente que, se tivesse tido o sinal verde da bandidagem para sua visita, o ex-ministro não precisaria temer por confrontos armados, porque tudo ficaria pacificado enquanto ele estivesse por lá. Mas inventou de não pedir o beneplácito das facções. Dai….O tiroteio entre quadrilhas aconteceu quando Tarcísio visitava o 1º Polo Universitário de Paraisópolis. No confronto das facções, um bandido foi morto e outro baleado. Ou seja, o candidato que está liderando com facilidade a disputa pelo governo paulista (aquele que as pesquisas diziam não ter chance, ante a espetacular votação que eles previam para Fernando Haddad), deve ter aprendido a lição. Só se entra em favela só com o OK da bandidagem. Senão, é um perigo…

DEFESA DO CONSUMIDOR FISCALIZA POSTOS QUE TERIAM AUMENTADO PREÇO DO LITRO DA GASOLINA SEM MOTIVO

Uma ação conjunta da Delegacia de Defesa do Consumidor com o setor de fiscalização da Secretaria de Finanças do Estado, a Sefin, agiu nesta segunda-feira, atendendo denúncias de consumidores, de que vários postos de combustíveis da Capital, tinham aumentado o preço da gasolina sem qualquer motivo, já que nem a Petrobras e nem as refinarias corrigiram seus preços. O caso está sendo investigado, pelo aumento médio de 50 centavos no preço do litro e caso haja alguma irregularidade, os revendedores que teriam usado da prática ilegal, podem receber pesadas multas. À tarde, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do, emitiu nota, esclarecendo que a entidade não tem atuação relacionado com os preços praticados por seus associados; não promove reuniões com a pauta de realinhamento de preços, porque, segundo a nota, “cabe a cada revendedor a decisão sobre o valor que é praticado nas bombas”. O Sindicato destaca, contudo, que muitas revendas têm suportado o reajuste de forma silenciosa, nos preços praticados pelas companhias, sem que esse valores tenham sido repassados ao consumidor, “o que tem gerado um estrangulamento das margens praticadas no mercado” e isso, inclusive, estaria ameaçando a sobrevivência das revendas. A nota diz ainda que reforça o apoio a instituições e órgãos de fiscalização, “para apurar as possíveis práticas de aumento abusivo nos preços, que sejam incompatíveis com a realidade do mercado!”. Em breve, serão conhecidos os resultados da fiscalização.  

PERGUNTINHA

O que você achou do reatamento das relações e da nova aliança firmada entre o senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, que estavam rompidos há longo tempo?

Os comentários estão encerrados.