Artigo editado em: 2 de agosto de 2025
Ah, a política! Ela só surpreende. Em Rondônia, por exemplo onde a disputa pelas duas vagas ao Senado será tão ou mais quente do que a do Governo, as conversações, idas e vindas e decisões acontecem de forma intensa. Uma das questões mais importantes é a provável decisão da Federação União Brasil/PP em lançar apenas um nome para a corrida senatorial. E, claro, seria o do governador Marcos Rocha. Neste quadro, Sílvia Cristina, outro nome em destaque e com decisão já tomada de concorrer a este cargo, deixaria o PP, que comanda hoje. Ela estará em Brasília nesta semana, com o presidente nacional, o senador Ciro Nogueira. Vai exigir uma garantia da vaga ou avisará que sai do partido. É quase certo que saia. Ela tem três convites, caso decida mesmo cair fora da Federação que, é quase certo, só abrigará a candidatura de Marcos Rocha.
Sílvia pode ir para o PSD, o que neste momento parece ser o caminho mais certo, fazendo dobradinha com o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, que concorrerá ao Governo. Comporia uma chapa com pelo menos dois pesos-pesados que disputarão a Câmara Federal: Jesualdo Pires e Expedito Júnior. Outra possibilidade seria entrar no ninho tucano, para fazer par político com Hildon Chaves, o candidato ao PSDB ao Governo. A terceira via: o Avante, comandado pelo ex-deputado estadual Jair Montes, com quem Sílvia conversou longamente nesta semana que passou.
Afora Rocha e Sílvia, ambos liderando praticamente todas as pesquisas para as duas vagas ao Senado, neste momento, é muito provável que Marcos Rogério concorra à reeleição, inclusive atendendo apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro. E há ainda Confúcio Moura, que certamente não quer sair da política, embora deva decidir se disputa ou não na última hora, como é do seu estilo. E tem ainda outro nome muito forte, o do ex-senador Acir Gurgacz, que ainda depende de decisões na área da Justiça Eleitoral, para confirmar que estará no páreo. E que ninguém se surpreenda se, lá na frente, aparecer Mariana Carvalho neste grupo dos que querem uma das duas vagas.
Surge agora, outro nome conhecido na política rondoniense. O deputado estadual Delegado Rodrigo Camargo, de Ariquemes, está “construindo”, usando suas próprias palavras, uma candidatura ao Senado pelo Podemos. Bolsonarista e um forte nome da direita de Rondônia, ele vai buscar espaço para entrar na corrida. Neste momento o quadro está assim. Como estará daqui a algumas semanas?
LULA E MINISTROS CHEGAM NA PRÓXIMA SEXTA, PARA LANÇAR OBRA A PONTE E ENTREGAR CENTENAS DE TÍTULOS DA TERRA
Lula vem aí! Se não houver mudança de agenda na última hora, como houve da última vez em que a vinda do Presidente da República estava programada (ele viajou para acompanhar as cerimônias fúnebres do Papa Francisco) Lula, ministros e comitiva, com a participação do senador Confúcio Moura, hoje seu maior aliado entre todos das bancadas federais da região norte, estarão em Rondônia na próxima sexta-feira, dia 8 deste agosto que está começando. Até esta quinta-feira à noite, ainda não havia sido na anunciada a agenda oficial, embora deva ser praticamente certa a assinatura que autoriza o início das obras da ponte internacional Brasil/Bolívia, em Guajará Mirim.
Lula vai assinar também centenas de documentos de propriedade para pequenos produtores que estação em programas do Incra, em diferentes regiões do Estado. É provável que visite também alguns trechos da BFR 364, cujas obras começam em seguida, depois da privatização. Todos os detalhes da visita deverão ser informados no decorrer da semana.
Lula deverá ser recepcionado por grande número de companheiros de partido e aliados, como a ex-senadora Fátima Cleide; o ex-deputado federal de três mandatos, Anselmo de Jesus; sua filha, a atual deputada estadual Cláudia de Jesus; o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, prestes a voltar ao petismo e o novo presidente regional da sigla, Ernesto Ferreira. O ministro da Infraestrutura, Renan Filho, deve ser um dos nomes mais importantes da comitiva. Não se sabe, ainda, quem mais vai compor a comitiva presidencial.
BRAGUIN DIZ QUE LEIS FORMAM “ESCUDO FURADO” E QUE PM SÓ ATIRA EM BANDIDOS QUANDO É ATACADA A TIROS
Há que se dar muita atenção e respeitar a opinião do comandante da Polícia Militar de Rondônia, o competente coronel Régis Braguin, ao analisar a situação das leis brasileiras perante a criminalidade, que explode em todo o país. Diz ele: “o crime organizado não se importa com as leis, não teme as leis penais brasileiras, porque elas são insuficientes para minimizar o crime”! Para Braguin, o crime organizado cresce, se arma e desafia o Estado, porque “nossa legislação virou um escudo furado” . O experiente policial, que comanda toda a estrutura da PM rondoniense, reforça seu posicionamento, culpando a fragilidade da legislação pelo fato das organizações criminosas estarem em franca expansão no país.
Num vídeo que viralizou nas redes sociais, onde comenta o assunto, Braguin diz, entre outras coisas, que o crime organizado se arma, ataca e faz perpetrar suas ações por culpa das leis que não cumprem o seu papel. E vai mais longe: “os bandidos só temem a morte”! O Coronel destacou que a PM, “que tem a obrigação de proteger a sociedade, precisa adotar medidas e estratégias adequadas para este enfrentamento. Sem ilusão. A aplicação da lei, fazer cumprir a lei, ser apresentado a Justiça é obrigação. E nós somos muito conscientes disso. Mas há uma realidade que só nós sabemos: enfrentamos criminoso fortemente armados”, sintetiza e que não teme atacar a polícia.
Braguin acrescenta que mais que ninguém, a polícia defende a lei. “Só que a lei este fragilizada, precária, obsoleta. Ela está colocando o policial cada vez mais sem escudo, frente ao braço armado do crime”. O comandante da PM lembra vários policiais mortos e afirma que a prioridade é neutralizar o bandido armado. Mas alerta: “se for necessário que ele venha a óbito, no enfrentamento, que assim seja! Esta decisão nunca é do policial, sempre do criminoso”. Depois de elogiar a prisão em massa de membros de facções em El Salvador, Braguin destacou que o Estado gasta bilhões de reais na segurança pública, “mas isso não é suficiente, porque a lei não faz sua parte”.
“MARCOS ROCHA É EXEMPLO DE INTEGRIDADE E GESTÃO COMPROMETIDA COM SEU POVO”, DIZ RONALDO CAIADO
“Nós estamos homenageando líderes que verdadeiramente se dedicam à população. E o governador Marcos Rocha é um exemplo de integridade e de gestão comprometida com o bem-estar do seu povo”. As frases ditas por Ronaldo Caiado, governador de Goiás, sintetizaram o motivo da homenagem que Rocha foi alvo. Foi uma cerimônia marcada por simbolismo, emoção e parceria institucional. Rocha recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, que é a mais alta honraria concedida pelo Governo de Goiás. A solenidade, realizada na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás, também foi a oportunidade para fortalecer as relações entre os dois estados que se consolidam como referências em desenvolvimento, agronegócio, segurança pública e outras políticas sociais.
“Receber esta comenda é motivo de honra e satisfação, pois acredito que Goiás e Rondônia compartilham um caminho de desenvolvimento sustentável, de valorização das pessoas e de compromisso com políticas públicas que transformam realidades. Agradeço ao governador Ronaldo Caiado por esta homenagem, que estendo a todo o povo rondoniense”, discursou o Governador, no evento desta semana que termina.
Caiado tem ligações com Rondônia. Sua secretária de Educação, Fátima Gavioli, que colocou o ensino goiano em outro patamar, é de Cacoal. Recentemente, Ronaldo Caiado deixou toda a sua pesada agenda para vir a Ji-Paraná, participar da edição deste ano da Rondônia Rural Show, não poupando elogios ao nosso Estado, às suas riquezas e aos seu povo. Já tendo se lançado como candidato à Presidência, Caiado destaca Rondônia e seu Governador, num evento realizado numa cidade histórica do seu Estado.
AVANTE CRESCE, QUER ELEGAR DOIS DEPUTADOS ESTADUAIS E TEM QUASE 8 MILHÕES DO FUNDO ELEITORAL PARA INVESTIR
Na política de Rondônia, tem um partido, antes considerado nanico, que começa a mostrar as caras, com um crescimento muito positivo e chances de chegar nas eleições de 2026 com pelo menos um deputado federal e dois deputados estaduais. Já tem um Prefeito (o de Itapuã do Oeste, Nei Martins) e dois vereadores em Porto Velho: Breno Mendes (que deve concorrer a uma cadeira na ALE rondoniense) e Zé Paroca. A meta de ter uma dupla para formar a bancada do Avante pode ter ainda seu presidente regional, o ex-deputado Jair Montes, um nome forte na política local. Tem mais: o Avante anda conversando com a deputada Sílvia Cristina, candidatíssima ao Senado e ofereceu a ela a vaga para entrar na disputa. Jair Montes, contudo, já avisou que seu outro vo5o vai para Marcos Rocha, por lealdade afirma.
Jair Montes anda se movimentando pelo Estado e pelas redes sociais, convocando pessoas que queiram disputar o pleito de 26. Tem oferecido um bom apoio financeiro, com os recursos do Fundo Partidário e Fundo Eleitoral e imagina que com oito mil votos, o Avante conseguirá eleger um deputado na Assembleia Legislativa. Caso atinja o cociente eleitoral de 72 mil votos, é muito provável que conseguiria garantir as duas vagas.
Montes lembra que o Avante está presente em 32 municípios do Estado, tem outros 14 vereadores no interior e , novamente, cita a eleição do Prefeito de Itapuã. A meta é buscar 25 candidatos à Assembleia, 15 homens, oito mulheres, para a composição. Hoje, já estão confirmados, entre ambos os sexos, pelo menos 13 nomes. O Avante é um dos 14 partidos que tem direito ao Fundo Partidário e poderá investir, para a eleição proporcional de 2026, algo em torno de 8 milhões de reais. Fiquemos de olho no Avante, portanto!
POSTO DO TUDO AQUI SERÁ TRANSFERIDO PARA O IG SHOPPING DA ZONA LESTE A PARTIR DO DIA 18
O governo de Rondônia tomou uma medida inteligente ao decidir transferir do Porto Velho Shopping para o IG Shopping da avenida Amazonas, seu posto de atendimento do Tudo Aqui. A vantagem mais óbvia é colocar o pacote de serviços que é oferecido muito mais perto daquela gente que, geralmente, é quem mais precisa dos serviços. E exatamente na região mais populosa da Capital. A outra: economia. Para ser atendido no posto do Porto Velho Shopping, o usuário que tem carro precisa pagar 14 reais e as motos 12 reais. No IG Shopping, o amplo estacionamento é totalmente gratuito.
O Tudo Aqui oferece uma série de serviços, desde confecção da nova Carteira de Identidade até segunda via de documentos do Detran, com espelho de habilitação, licenciamento de veículos e vários outros. Atende também para ligação e religação de água da Caerd, recadastramento no Iperon, orientação ao consumidor pelo Procon, serviços de assistência social da Seas e inúmeros outros. Toda esta estrutura será transferida para ao IG Shopping, o maior da zona leste, a partir do próximo dia 18.
O Tudo Aqui nasceu como Shopping Cidadão, ainda no governo de Ivo Cassol. Em 2015, passou a ser conhecido pelo nome atual, quando foi inaugurado com muitas modificações na sede atual, na avenida Sete de Setembro. Aliás, todos os serviços prestados pelo Tudo Aqui no seu prédio principal, continuarão normalmente. A única mudança ocorrerá com o posto do Porto Velho Shopping.
O BRASIL NÃO É PARA AMADORES: HOTÉIS DE BELÉM AUMENTAM PREÇOS DAS DIÁRIAS EM ATÉ 15 VEZES PARA A COP 30
Os caras acham que estão lidando com amadores. Aqui é o Brasil! Donos de hotéis de Belém, no Pará aumentaram em até 15 vezes os preços das diárias, para os estrangeiros que vêm defender os interesses dos seus países, querendo tomar conta da Amazônia, na COP 30, que começa em 10 de novembro e vai durar onze dias. Uma das cidades com maior deficiência de infraestrutura do país, em Belém o governo paraense está derrubando até parte da floresta, para fazer uma nova avenida e receber bem seus visitantes. O que eles, que virão do exterior, não contavam, são os abusos dos preços que já estão sendo cobrados, principalmente pela rede hoteleira. Eles vêm encher nosso saco com seus discursos de “defensores” do meio ambiente. Portanto que paguem muito bem para isso!
Representantes de vários países estão propondo ao comando da organização da COP 30, que que vai tratar das famigeradas “mudanças climáticas” que mude o local do evento, considerando inaceitável o abuso dos preços cobrados pelos hotéis. Em outros encontros internacionais da COP 30, é normal os preços dos apartamentos e quartos aumentarem, mas no máximo em uma ou duas vezes. Até 15 vezes está assustando os visitantes.
Um hotel três estrelas, com café da manhã (apenas para dar um exemplo) saltou sua diária de algo em torno de 300 reais para nada menos do que 3.600 reais para a COP 30, um reajuste de 12 vezes. Há outros exemplos em que a multiplicação milagrosa dos preços chega a bem mais. Os organizadores avisam: não vão mudar de cidade e nem podem intervir nos preços cobrados na rede hoteleira. Ou seja, que os otários que vêm defender as ONGs que os representam e a internacionalização da floresta, sempre com a argumentação de defesa ambiental e cuidados com o risco das mudanças climáticas, paguem muito caro por isso!
DUAS CRIANÇAS ENTRE OS QUATRO MORTOS EM OUTRA TRAGÉDIA REGISTRADA NA ASSASSINA BR 364
O sangue voltou a jorrar na assassina BR 364 , aquela rodovia que já matou centenas de pessoas nos últimos anos, por sua insegurança. Mas também porque muitas mortes aconteceram por falta de cuidados, ultrapassagens em locais proibidos, falta de atenção e alta velocidade dos veículos envolvidos. O sábado registrou mais quatro vítimas fatais, com uma mãe e seus dois filhos – um deles um bebê – morrendo instantaneamente, enquanto outra mulher que estava no carro foi socorrida em estado gravíssimo e morreu no hospital. Outros dois ocupantes do veículo, que bateu de frente com uma carreta, ficaram feridos.
O acidente aconteceu em Jaru, próximo ao acesso para Ouro Preto do Oeste. Não há mais detalhes sobre a trágica colisão que ceifou mais quatro vidas, praticamente destruindo uma família inteira. Batida frontal de carros pequenos com carretas, geralmente indicam ultrapassagens perigosas em locais proibidos, mas ainda não se sabe mais detalhes sobre o terror que atacou de novo na Rodovia da Morte, que agora começa a ser melhorada, mas, ainda, sem que se saiba se as obras projetadas vão mesmo evitar a série de tragédias que nela se registram todas as semanas.
Nas últimas semanas, vários acidentes fatais foram registrados ao longo da 364, em diferentes pontos. Nos últimos meses, houve mortes inclusive envolvendo ambulâncias, que transportavam pacientes do interior para a Capital ou os levava de volta para casa. Há pontos de extremo perigo na BR e a tomada de decisão errada, como pode ter feito a motorista do carro que ficou destruído neste sábado, pode ser uma sentença de morte.
BANCO DO POVO DESTACA AOPOIO À MULHERES EMPREENDEDORAS, AS APOIANDO COM MICROCRÉDITO
“O Banco do Povo segue firme no compromisso de apoiar quem move a economia de base e transforma realidades com esforço, criatividade e coragem: o Microempreendedor Individual (MEI)”. A afirmação é do diretor-presidente do Banco, Manoel Serra. Ele destacou que nesta semana que termina, pode atender a quem nominou de “duas mulheres batalhadoras”, empreendedoras que estão se destacando no setor de confecções. Ao receber as duas, Darlene Adelino do Nascimento e Charlene Nascimento, Serra destacou que “são empreendedoras que representam milhares de brasileiras que acordam cedo, enfrentam desafios e se mantêm firmes na missão de gerar renda, sustentar suas famílias e fazer a economia girar.
O Banco do Povo tem sido parceiro dos microempreendedores, apoiando com microcrédito milhares e milhares de rondonienses, em todas as regiões do Estado. “Ser MEI é mais do que ter um CNPJ: é dar o primeiro passo rumo à formalização, ao acesso a crédito, a novos mercados e à construção de um futuro mais digno. É assumir o próprio sonho como um projeto de vida e lutar por ele todos os dias”, sintetiza Manoel Serra, ao analisar a parceria com quem quer crescer a partir do apoio do Banco do Povo.
Durante a liberação do microcrédito à dupla empreendedora, estiveram presentes o diretor-presidente do Banco do Povo, Manoel Serra, e a agente de crédito Gabriela Santiago, “reafirmando o papel da nossa instituição como parceira dos MEIs”. Serra concluiu, dizendo que “apoiar quem empreende é investir diretamente no crescimento local, na inclusão social e na geração de oportunidades.
PERGUNTINHA
Em que país você acha que vive o ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que, ao responder ao governo americano pelas sanções ao seu colega, Alexandre de Moraes, afirmou em nota que o Brasil vive a plena democracia, com os acusados tendo amplo direito de defesa, como se nada de errado tivesse sido feito nos últimos anos pelo seu tribunal?