PREFEITURA COMPRA 140 ÔNIBUS E DIZ QUE TRANSPORTE ESCOLAR ESTARÁ RESOLVIDO A PARTIR DE 2020

Artigo editado em: 24 de novembro de 2019

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS
21 de novembro de 2019
O PAU CANTOU CONTRA A ENERGISA, NO ENCONTRO DA BANCADA FEDERAL COM DEPUTADOS ESTADUAIS, EM BRASÍLIA
27 de novembro de 2019

Provavelmente é o maior de todos os desafios do governo de Hildon Chaves. Se poderia citar as imensas dificuldades na área da saúde, com seus imensos problemas, que nunca têm fim  e o transporte coletivo, que piorou muito no governo Mauro Nazif, mas que não evoluiu nada na atual administração. Mas esses são problemas menores, ante o maior de todos os obstáculos: uma solução definitiva para o problema do transporte escolar. Não se pode dizer que Hildon não tentou de tudo para tentar solucionar o que, até agora, parecia sem saída. No final, perdido mais um ano letivo para as crianças da área rural e depois de romper todas as amarras que a Prefeitura tinha com empresas do setor (a quem Hildon denominou de Máfia do Transporte Escolar), ele diz que encontrou uma solução que, garante, resolverá de vez o problema pelo menos pelos próximos 20 anos. A compra de 140 ônibus, ao preço de mais de 36 milhões e 200 mil reais, foi a saída encontrada.  A outra metade do problema (como os ônibus serão mantidos; como serão abastecidos, como serão contratados os motoristas e outros responsáveis), também é questão que está sendo detalhada. Não há um plano concluído, mas há sim a certeza de que esse foi o único caminho que restou. Embora durante  muito tempo o problema do transporte escolar tenha deixado prefeitos de Porto Velho sem dormir (e muito mais insone deixou o atual Prefeito), o que o Prefeito garante, hoje, é que tudo está sendo concretizado para que, a partir de 2020, esse drama não mais existirá.

Toda a história foi relatada pelo próprio Hildon Chaves, durante uma coletiva à imprensa no prédio do Relógio, nessa sexta. Na verdade, o mote principal do encontro foi o anúncio de mais um pacote de obras do seu governo e, principalmente, nesse último semestre. Os pesados investimentos em pavimentação, reformas de postos de saúde, além da contratação de novos 246 profissionais para atender a população, via Semusa; o reinício de obras paradas e de outras, esperadas há anos, como no bairro da Lagoa, certamente mereceram atenção. Mas, foi quando o Prefeito começou a detalhar a questão do transporte, que não se ouvia um só som na sala, tal a atenção que todos prestaram aos detalhes comentados. A solução foi muito difícil e demorada e percorreu um longo caminho, no detalhamento feito pelo Prefeito. Mas, enfim, quando começarem as aulas na zona rural, em abril do ano que vem e os novos ônibus, produzidos especialmente para rodarem em estradas inóspitas,  começarem a transportar as crianças que há anos perdem aulas, Hildon e os pais desesperados, que não veem suas crianças frequentarem, aulas há tão longo tempo, finalmente, poderão dormir em paz.   

ESSE PAÍS ENLOUQUECEU DE VEZ?

Tem que ler mais de uma vez, para acreditar que essas frases entre aspas foram ditas pelo ministro da Educação do Brasil, Abraham  Waltraub. Mesmo na terceira leitura ainda se terá um sentimento de dúvida. Ou porque ele é um irresponsável idiota, por inventar coisas tão terríveis contra as universidades brasileiras ou porque ele está falando a verdade e nosso mundo do ensino superior virou uma espécie de Terra de Ninguém; de formador de gente do mal.  “Foi criada uma falácia que as universidades federais precisam ter autonomia. Justo, autonomia de pesquisa, autonomia de ensino… Só que essa autonomia acabou se transfigurando em soberania. Então, o que você tem? Você tem plantações de maconha, mas não é três de maconha, você tem plantações extensivas nas universidades. A ponto de ter borrifador de agrotóxico, porque orgânico é bom contra a soja, pra não ter agroindústria no Brasil, na maconha deles eles querem tudo o que a tecnologia tem à disposição. Ou coisas piores, você pega laboratórios de química, uma faculdade de química não era um centro de doutrinação, desenvolvendo laboratório de droga sintética, de metanfetamina”. Não é de apavorar? O ministro tem obrigação, agora, de dar os nomes das Universidades em que há plantação de maconha e preparo de drogas sintéticas, sob pena de colocar a todas sob suspeita.  Inacreditável!

UMA FESTA MERECIDA

Pelo menos uma alegria para cerca de 40 milhões de brasileiros, entre esses dezenas de milhares de rondonienses, que vão continuar festejando por longo tempo a conquista da América pelo Flamengo. Foi, mais que tudo, uma conquista merecida, mesmo com todo o sofrimento, com as imensas dificuldades, na última hora, para ter ainda mais gosto de vitória. Não há, ao menos nos dias de hoje, uma equipe que apresente um futebol tão bonito, ao menos nessa metade do mundo, do que a equipe comandada pelo Mister Jorge de Jesus. Em Porto Velho e em todas as cidades rondonienses, a alegria tomou conta de milhares de torcedores. Afora os exageros de sempre, teve passeata, fogos, gritos e muita alegria. A má notícia foi o grande número de acidentes no trânsito, principalmente entre os que exageraram na bebida e saíram pelas ruas, principalmente pilotando motos. Já na noite de sexta para sábado, o Hospital João Paulo II superlotou. Muitos dos que chegavam feridos, eram torcedores, que muito tempo antes do jogo, já tinham exagerado.  Afora isso, há que se comemorar. O Mengão mereceu!!

TORTURADOR DE MULHER É PREMIADO

Mais uma vez, o aviso é fundamental. Mulheres: não acreditem nessa conversa mole de combate ao feminicídio. É papo furado. É muito discurso e pouca verdade. É muita promessa e pouco resultado. É conversa de campanha política. Na Hora H, quando há que se punir de verdades os bandidos covardes, os criminosos que destroem suas vidas, as leis brasileiras gozam da sua cara e protegem os que cometem mesmo que os mais bárbaros crimes. Nessa semana, mais um exemplo claro disso. Um desgraçado, um animal, porque não há como chamar de ser humano quem faz o que ele fez, torturou sua companheira durante semanas. A queimou, cortou com faca e ainda a fez comer fezes de animal. Recebeu uma pena “pesadíssima”, por tudo, inclusive pela tortura: teve um prêmio de quatro anos e três meses em regime semiaberto. Vai ficar livre em pouco tempo e está liberado para assediar sua vítima e até matá-la. Um anormal desses, para nossa legislação, não passa de um “reeducando”, prestes a ser integrado à sociedade. Não dá uma bruta vontade de vomitar?  

A CPI DA ENERGISA CHEGA A BRASÍLIA

Nesta terça, no anexo II da Câmara Federal, uma reunião conjunta entre deputados estaduais de Rondônia e a bancada federal, além de convidados como representantes do Ministério das Minas e Energia e da  Aneel, vão aprofundar discussões sobre a CPI da Energisa. O presidente da CPI, Alex Redano; o relator Jair Montes, junto com o presidente da ALE, Laerte Gomes, que lidera a comitiva, esperam a participação dos oito deputados federais e dos três senadores. A CPI vai resumir as denúncias que já recebeu e, afora isso, apresentar reivindicações às autoridades federais, que possam resolver as enormes dificuldades dos consumidores rondonienses. As questões do aumento abusivo em muitas contas dos consumidores e o corte de energia consideradas que são feitas de forma ilegal, continuam sendo os maiores problemas que a CPI vai apontar. Na semana que vem haverá ainda mais duas audiências públicas no interior – Nova Mamoré e Guajará Mirim – antes de ser divulgado o relatório final. Montes pretende entregá-lo até 15 de dezembro.

UM ANO DE GRANDES PERDAS

A morte prematura do apresentador Gugu Liberato, num inusitado e mortal acidente caseiro, registrou apenas mais uma perda para todos nós, nesse ano em que o Brasil ficou enlutado por  dezenas de personalidades que se foram. Quem não lembra do acidente de helicóptero que matou o famoso jornalista Ricardo Boechat?  Cantores, apresentadores, atores e atrizes, gente da política, da música, das artes, muitos se foram,  deixando mais triste a vida do nosso país.  Perdemos também Paulo Henrique Amorim; o criador da Bossa Nova, João Gilberto; o cantor muito querido pelos brasileiros, Roberto Leal; o ator e diretor Jorge Fernando; o diretor de TV Maurício Sherman; o apresentador Wagner Montes. Aqui em Rondônia, também perdemos muita gente querida.  Uma das personalidades que Rondônia perdeu e que faz muita falta milhares de católicos, foi o Bispo Dom Moacir Grecchi. O que se espera é que, faltando ainda pouco mais de 30 dias para terminar esse 2019 tão complexo,  é que todo esse sofrimento tenha acabado e que não tenhamos mais perdas a lamentar.

OS DOMINGOS DE NATAL ESTÃO CHEGANDO

Domingos especiais, com promoções, festa, alegria, preços baixos. A promoção tem a presença do Papai Noel, prêmios, brinquedos para crianças e muita alegria. Eles voltam a partir deste 8 de dezembro, começando pela avenida Jatuarana e vão até a véspera de Natal. No dia 15, será a vez da avenida Amador dos Reis, na zona leste. Dia 22, perto do Natal, a festança será na Sete de Setembro, no centro da Capital. A promoção, já tradicional em Porto Velho, é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a cada ano que passa faz mais sucesso, em termos de público e venda. O lançamento do Domingão  da CDL ocorrerá no dia 4 próximo, num café da manhã, na sede da entidade, comandada pela empresária Joana Joanora. Há um clima de otimismo entre os comerciantes rondonienses e especialmente os da Capital, que esperam vendas significativas nessa época de final de ano. A melhoria nos números da economia do país e os pagamentos de salários e 13º para o funcionalismo, antes do Natal, certamente ajudarão muito a que os índices de venda nesse ano, superem em pelo menos 5 por cento os do ano passado.   

PERGUNTINHA

Como foi o teste cardíaco do sábado, para você que é Flamenguista e que assistiu a uma vitória épica do seu time?

Deixe um comentário