AS TVS SE PREPARAM PARA DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS À PREFEITURA, COM OS CUIDADOS QUE A PANDEMIA EXIGE

Artigo editado em: 23 de setembro de 2020

BOLSONARO SÓ DEVE INAUGURAR PONTE DO ABUNÃ EM FEVEREIRO. MINISTRO VISITA A OBRA NO INÍCIO DE OUTUBRO
19 de setembro de 2020
MINISTRO TARCÍSIO GARENTE QUE ASFALTAMENTO DA BR 319 ATÉ MANAUS SERÁ “UM EXEMPLO DE SUSTENBALIDADE”
23 de setembro de 2020

As emissoras de TV estão se preparando para realizar debates, no primeiro e segundo turnos, mesmo com um recorde de candidatos disputando a Prefeitura de Porto Velho. Alguns critérios serão seguidos. Não há muito certeza ainda, mas há uma das emissoras pretendendo realizar um confronto entre os sete primeiros em pesquisa oficial; outra que pensa em oito candidatos; uma terceira e uma quarta que ainda não definiram a forma com que pretendem fazer os debates, na fase inicial da eleição. Os detalhes estão ainda sendo negociados com candidatos e patrocinadores. Além de tudo, os eventos são de grande importância, para que ao menos os principais candidatos tenham espaço para debater suas ideias conhecidas. Os demais deverão ser compensados com entrevistas individuais, embora também nessa questão, os critérios não tenham sido ajustados. Com a pandemia, todos os confrontos terão que ser feitos com todos os cuidados. A ausência de público nos auditórios e estúdios já está definida. Teremos 16 candidatos, número jamais atingido desde que os prefeitos da Capital passaram a serem eleitos pelo voto direto:  Hildon Chaves, Lindomar Garçon,  Williames Pimentel,  Cristiane Lopes, Vinicius Miguel, Coronel Ronaldo, Eyder Brasil, Geneci Gonçalves, Breno Mendes, Edvaldo Soares, Ruy Motta, Leonel Bertolin, Pimenta de Rondônia, Samuel Costa, Ted Wilson e Ramon Cajuí.  

Havia muitas dúvidas se teríamos ou não debates. As emissoras, contudo, farão grande esforço, para não permitir que a população fique sem esse serviço vital, mesmo nesse duro período em que haverá uma eleição completamente diferente, com uma campanha muito curta e recheada de dificuldades, por causa da pandemia. O primeiro debate a ser confirmado é o que será realizado pelo SBT local. A princípio, a data do confronto do primeiro turno será dia 30 de outubro, uma sexta-feira, à noite. O horário ainda não está confirmado e nem quem vai mediar o debate. A empresa ainda não definiu os detalhes do segundo turno. A RedeTV! também está programando debates, tanto em Porto Velho quanto no interior. O assunto está sob responsabilidade do diretor de TV, Adão Gomes, que ainda está analisando datas, formas e horários. A TV Rondônia, afiliada à Rede Globo, ainda não anunciou se realizará ou não debates e, se o fizer, quais os critérios que irá utilizar. A sensação é de que o confronto do segundo turno será sim, realizado na Capital. Ainda não há mais detalhes sobre as decisões da emissora.  A SICTV/Record, cujos debates têm sido decisivos para a definição dos eleitores, igualmente planeja encontros dos candidatos. A única definição até agora é de que todos serão sabatinados. Todo o planejamento está sob a responsabilidade do diretor Marlon Leoni, que organiza a programação, que será anunciada em breve.

LÍDER DE AÇÕES SOCIAIS, GABRIEL MORRE AOS 21 ANOS

Gabriel Lorenzo era um jovem porto velhense cheio de vida e de planos. Com milhares de seguidores nas redes sociais, ele era o que hoje se chama de “digital infuencer”. Mas era muito bem mais que isso. Era muito querido por muita gente, que o ajudava nos seus grandes planos de realizar campanhas, sempre em benefício de crianças e famílias pobres. Arrecadava centenas de quilos de alimentos; centenas de brinquedos; realizava grandes eventos, sempre com intenção beneficente. Liderava o grupo Anjos do Bem. Entre seus parceiros e colaboradores, estavam artistas nacionais, inclusive das grandes redes de TV do país. Com apenas 21 anos, Gabriel foi atingido por uma das formas mais agressivas do coronavírus. Internado no Hospital do Câncer, em leito onde são tratados os doentes com a Covid 19, alugados pela Assembleia, ele lutou bravamente contra o vírus. Menos de duas semanas depois de detectada a doença, Gabriel Lorenzo morreu nesta segunda-feira, para imensa tristeza dos seus milhares de seguidores e amigos. Foi mais uma vítima dessa praga que está levando pessoas de todas as idades, inclusive as mais jovens, que, como ele, também farão muita falta a todos nós.

MOURÃO SOBREVOA ÁREA DE QUEIMADAS AQUI E NO ACRE

Rondônia deve receber, provavelmente nessa semana, em data ainda não definida, mais uma visita do vice-presidente General Mourão, responsável, no governo,  pelos programas de proteção à Amazônia, entre eles o combate aos incêndios e desmatamento. Ele virá para fazer sobrevoos de helicópteros em áreas mais atingidas, principalmente pelas queimadas, tanto aqui quanto no Acre. Mourão quer ver a situação pessoalmente, porque, segundo ele, “isso será importante, devido à divergência de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da imprensa”. Ele tem criticado servidores do Inpe, que, segundo comentou à mídia nacional, divulgam dados para a imprensa que não coincidem com os dados do governo. “Eu vou aguardar para ver o que está acontecendo, porque eles – Inpe – mandam um dado e depois outro dado é colocado para a imprensa. Isso aí não tá legal não!” diz Mourão. O vice-presidente diz que recebe semanalmente uma análise do trabalho feito pelo órgão. Sua visita será para checar a real situação e determinar as providências necessárias.

CORONAVÍRUS: DOENÇA É VENCIDA POR ANCIÃ DE 81 ANOS

Rondônia continua no vermelho, ainda com muitas mortes, embora o número de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus esteja diminuindo, Na semana passada, do domingo, dia 13, até o sábado dia 19, tivemos 52 óbitos registrados. No domingo foram mais três e na segunda, outras cinco vidas perdidas, totalizando até agora 1.305 rondonienses, homens, mulheres jovens e até crianças, embora esses casos tenham sido raros, para a doença que não arrefece como gostaríamos. No Boletim da Sesau desta segunda, contudo, boas notícias também. Com os novos 404 casos da segunda, somamos 63.267 atingidos pela doença, mas, em compensação, chegamos a 54.687curados, chegando ao elevado patamar de praticamente 87 por cento dos casos em que as pessoas estão livres da doença. Também, nesse contexto, há ilhas de boas notícias, no meio tantas coisas ruins.  Uma delas é dona Elza Ireno, de 81 anos, atingida pela Covid 19, em poucos dias de hospitalização, já está curada. Ela foi atendida no hospital Regional de Vilhena. Entrou andando e saiu andando, saudada por médicos, enfermeiros e toda a equipe, além, é claro, por seus familiares.

HILDON E CRISTIANE AINDA SEM VICE. VINICIUS JÁ ESCOLHEU

Faltando cinco dias para o Dia D, ou seja, para a entrega das atas das convenções, com a relação dos candidatos à Justiça Eleitoral, apenas dois dos principais candidatos à Prefeitura, em novembro, até a noite da segunda-feira não tinha oficializado seus companheiros de chapa. Tanto o prefeito Hildon Chaves quanto a vereadora Cristiane Lopes, estão ainda aguardando conversações, até que o martelo seja batido. Lindomar Garçon, Williames Pimentel  e o Coronel Ronaldo, que estão entre os que teriam, ao mesmo teoricamente, maiores chances, já estão com suas chapas completas. O último desse grupo que escolheu, foi Vinicius Miguel, do Cidadania. A vice será a Tenente da Polícia Militar Heline Braga, que Vinicius apresentou em seu blog como “mulher, mãe, negra e guerreira”.  Hildon Chaves vai esperar, até a 25ª hora, pelo sim de Maurício Carvalho. Cristiane tem algumas opções, mas até o final do dia, na segunda, ainda não tinha se definido.

EXAME CONFIRMA QUE POLICIAL ESTÁ DE NOVO COM A COVID

Outra notícia extremamente preocupante é de que há pelo menos um novo caso, o que tem sido raro no mundo todo, de uma pessoa reinfectada pelo vírus da Covid 19. Aqui mesmo em Porto Velho. O caso envolve um policial penal, que teve a doença em maio, foi curado e neste mês voltou a sentir os sintomas do coronavírus. O agente penitenciário trabalha num presídio da Capital, O primeiro exame que deu positivo foi em 16 de maio. Ele foi tratado e considerado curado da doença. Agora, menos de quatro meses depois, novo teste, com data de 8 de setembro, confirmou que ele está novamente contaminado.  O caso ainda está sendo analisado, para confirmação definitiva. No mundo inteiro, desde que estourou a pandemia do coronavírus, são raríssimos os casos em que se registraram recontaminação, embota todo o dia alguém apareça dizendo que o vizinho, a amiga ou o tio tiveram o vírus de novo. Até agora, oficialmente, em torno de meia dúzia de casos foram confirmados definitivamente em todo o mundo.

OUTRA VITÓRIA DO RECORDISTA ROBERTO SOBRINHO

O ex-prefeito Roberto Sobrinho vai acabar entrando para o Livro Guiness dos Recordes como o político que mais sofreu processos durante seu mandato e o que foi mais vezes absolvido. Nessa semana, mais uma decisão (agora na Vara Cível), inocentou Sobrinho na Operação Laminus, embora tenha condenado o ex presidente da Emdur, Mário Sérgio Teixeira e outros assessores. Sobrinho sempre reclamou que o Ministério Público, segundo suas palavras, “fez o CTRL C + CTRL V e transformou uma narrativa em vários processos, com o objetivo de dar volume às suas acusações”. Acrescentou que “tenho dito desde o início que nunca autorizei, durante o meu mandato, alguém a cometer atos ilícitos. Pelo contrário, quando alguma denúncia chegava ao meu conhecimento, eu determinava a imediata apuração dos fatos. A verdade, Graças a Deus, vem sendo restabelecida”, comemorou.

BASTIDORES: GOVERNO APOIA BRENO

O Palácio Rio Madeira/CPA não ficará de fora da disputa municipal em Porto Velho. Graças à proximidade do deputado Jair Montes (do Avante) e do deputado Marcelo Cruz (Patriotas), o governo Marcos Rocha vai apoiar a candidatura de Breno Mendes. Se não acintosamente, ao menos há sim, entre o grupo palaciano, um acordo para que seja dada atenção especial a Breno e ao seu grupo. Esse apoio, mesmo que não claro e implícito, pode sim ajudar o néo representante do Avante na disputa pela Prefeitura. Não surpreende que o líder da bancada governista na Assembleia, o deputado Eyder Brasil, candidato a Prefeito pelo PSL, partido pelo qual o governador Marcos Rocha se elegeu e depois se afastou, tenha sido preterido. Mesmo escolhido como líder, Eyder perdeu espaço no governo, enquanto o vice líder Jair Montes foi assumindo uma posição de muito mais proximidade no contexto governista, costurando o acordo.

SEM ENERGIA, ALAGAÇÕES: UM DOMINGO PARA SE ESQUECER

A noite do domingo foi mais uma daquelas que o porto velhense faz questão de esquecer, no sentido de não viver de novo. Um violento temporal se abateu sobre a cidade e a região, causando muitos danos, destruindo telhados, inundando ruas e bairros inteiros. O mesmo filme de tantos outros que a nossa população já assistiu e continuando assistindo há décadas. Além da derrubada de árvores, de carros estragados, com seus motores invadidos pela água que invade as ruas; do lixo entupindo bueiros, milhares de pessoas ainda ficaram sem energia elétrica, algumas delas a noite toda e boa parte da segunda-feira. Durante todo o dia, funcionários da Energisa trabalharam duramente para restabelecer a energia. Muita gente continua sem luz em casa e outras tantas sem água. O único benefício que a tempestade trouxe foi que, ao menos horas depois, acabaram as queimadas, irresponsáveis e tenebrosas, que estavam deixando toda a Capital e distritos embaixo de uma fumaça criminosa.

PERGUNTINHA

De quem você acha que é a principal culpa pelas queimadas na Amazônia, em Rondônia especialmente e no Pantanal?

Deixe um comentário